Nascida em Campos dos Goytacazes, no dia 20 de maio de 1921, Mercedes Baptista – primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro –, falecida em agosto de 2014, recebeu na noite desta terça-feira (30), no Teatro Municipal Trianon, uma bonita homenagem de sua terra natal. O evento “Tributo a Mercedes Baptista”, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, foi marcado por momentos de emoção.
Na ocasião, o acervo com 250 peças, divididas entre figurinos, fotos e prêmios recebidos pela artista considerada a maior precursora do Balé e da Dança Afro no Brasil, foi doado ao município, ficando sob a guarda do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG). A assinatura do termo de doação do material foi feita pela tutora dos documentos, Ruth Ruth Souza Santos, amiga e ex-aluna de Mercedes, junto da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas e da subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
“Através de seu acervo, Mercedes Baptista volta ao seu chão, com bonita memória de uma trajetória de vitórias importantes, na luta contra o preconceito racial. Recebemos, de Ruth, com imensa emoção, a doação de peças que mostram o quão gigante nossa estrela foi”, disse Auxiliadora Freitas.
Para Josiane Viana, Mercedes merece ser lembrada eternamente. “Campos iniciou, em 2021, na passagem do centenário de nossa estrela da dança, suas homenagens. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), ganhou o nome da bailarina que foi exemplo de mulher e merece eterna lembrança, por parte dos campistas”, pontuou.
HOMENAGENS – Em outro momento do “Tributo a Mercedes Baptista”, foram agraciados, com placas, três convidados especiais: o biógrafo da artista, Paulo Melgaço e seus amigos, Ruth Rafael e Jailton Mangabeira. Em seguida, Ruth e Rafael cantaram músicas que Mercedes gostava, acompanhados do músico campista, Dan Mota. Por fim, plateia e convidados ouviram o Samba Enredo “Mercedes Batista - de Passo a Passo, Um Passo”, com o qual a bailarina foi homenageada, em 2008, no carnaval carioca, pela Acadêmicos do Cubango.
“Tenho certeza de que Mercedes ficaria feliz com toda essa homenagem e com a transferência de seu acervo para o município no qual nasceu. Muito obrigado a cada um de vocês”, disse Ruth Rafael.
APRESENTAÇÕES – Quando as cortinas se abriram, a bailarina, Lorena Helouise, de 11 anos, do Centro de Artes Madeleine Rosay, encenou Mercedes no começo de sua jornada no ballet, sendo coreografada por Clélia Serrano, ex-aluna da campista. A última apresentação foi realizada por jovens do Centro Único Rodrigo Vilela, de Campos, com “Batuque - a dança da alegria”, coreografia de Dança Afro, criada por Mercedes, sendo ensaiada por seu ex-aluno, Charles Nelson.
ATIVIDADES NO FOYER – A recepção do público, no foyer do Trianon, foi marcada pela exibição da exposição “Mercedes Baptista: o poder da mulher negra na dança”, realizada pela equipe do Museu Histórico. Em outro espaço, o escritor, Paulo Melgaço realizou a noite de autógrafos do livro “Mercedes Baptista: a dama negra da dança”.
PRONUNCIAMENTOS – A cerimônia contou com os pronunciamentos do presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), Marcelo Sampaio; do presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Christiano Fagundes; do presidente do Conselho Curador da FCJOL e representante da Academia Pedralva Letras e Artes, Carlos Augusto Souto de Alencar; do representante do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), Giovani Laurindo; da presidente da Associação dos Amigos dos Museus Municipais de Campos (AAMMC) e representante do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Teresa Peixoto Faria; do representante da reitoria do Instituto Federal Fluminense (Iff), Jonas Defante Terra; do representante da reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Olney Vieira da Motta; da diretora executiva das Artes de Culturas da FCJOL, Kátia Macabu e da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.
O evento contou com as presenças do vereador, Álvaro Oliveira; do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho e do presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula.