“Bonito demais! O povo de Campos está feliz e é isso que importa”, declarou o prefeito Wladimir Garotinho, que acompanhou todo o desfile cívico pelo Bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira, 7 de Setembro, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). No encerramento, parte do público desceu da arquibancada e dançou com a Femug, banda de fanfarra da Escola Municipal Luiz Sobral, do Jardim Carioca, parabenizando o prefeito pelo espetáculo.
Sob aplausos, a 29 de Maio abriu o desfile das escolas de Campos no início da tarde e a apresentação da tradicional banda da unidade escolar da Pecuária levantou o público. “A gente veio para cá por causa do 29 de Maio, porque tem a melhor banda. A gente mora na Pecuária e conhece todo mundo do colégio e eles arrasaram no desfile”, declararam as amigas Joana Lopes da Silva e Andreza Correa.
Foto: SECOM
Chaiana da Silva foi para a avenida filmar de perto o sobrinho Enzo, de 8 anos, que também desfilou na banda da Escola Municipal 29 de Maio. “É uma emoção muito boa. A gente estava com saudade disso. A energia é demais e está todo mundo contente”, falou a moradora da Tapera, que também destacou os trabalhos apresentados pelas escolas enfatizando o Bicentenário da Independência.

A inclusão, o combate ao preconceito ou à discriminação e a educação como ferramenta de empoderamento foram alguns dos temas explorados em faixas, cartazes e até nas vestimentas de alunos. Alguns desfilaram vestidos de bombeiro, médico, militar e bailarina, entre várias profissões; outros com trajes para lembrar o valor dos povos indígenas e quilombolas. Fumaça verde e amarela reforçava o sentimento cívico.
Foto: SECOM
“Foi ótimo. Adorei. O sentimento é de pertencimento, de amor ao Brasil, a Campos. Como esse desfile é importante para as crianças e jovens e até para idosos”, disse Jurema dos Santos, moradora do Jóquei e auxiliar de serviços gerais da Creche Municipal João Perecene Neto, que levou os filhos para o Cepop e se emocionou quando a Escola Municipal Pequeno Jornaleiro entrou com alunos da terceira idade, que estudam na Educação de Jovens e Adultos, e que foram seguidos pelos pequenos estudantes da Educação Infantil.

A força do campo foi tema do desfile da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, unidade estadual que foi reaberta recentemente e que levou para o Cepop tratores dirigidos por alunos, além de hortaliças e mudas para distribuir. Alguns alunos foram com a professora Valéria Ribeiro Gomes ao camarote das autoridades, entregar ao prefeito os alimentos produzidos na Horta Pedagógica e Comunitária que a Escola Agrícola mantém em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. “É um projeto que ajuda toda a comunidade. A gente aprende trabalhando na horta e o que é produzido é doado à aos moradores da Aldeia e bairros próximos”, contou o aluno Joaci Alves de Souza Júnior, de 16 anos.
O desfile das escolas de Campos foi um verdadeiro espetáculo e nem mesmo o calor desanimou o público. O evento foi encerrado com aplausos dos campistas que, após dois anos de pandemia da Covid-19 e isolamento social, mostraram que valorizam a tradição do desfile cívico pelo Dia da Independência do Brasil.