A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai fazer uma repescagem do processo seletivo realizado no ano passado visando à contratação temporária de professores. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, a medida visa garantir nova chance aos inscritos aprovados que foram convocados por meio do Diário Oficial do município, mas não se apresentaram na Coordenação de Gestão de Pessoas. A informação foi confirmada por ele durante visita à Escola Municipal Lions II, no Parque São Jorge, nesta terça-feira (6), onde realizou o projeto Secretário em Ação, reunindo 22 gestores escolares de Guarus.
"Centenas de aprovados já foram chamados este ano para atuarem como professores substitutos, mas ainda há carência na rede, pois existe um número alto de aposentadorias e licenças de servidores. Por isso, vamos fazer um novo chamamento. Fiquem atentos ao diário oficial do município", afirmou Marcelo.
O projeto Secretário em Ação visa criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática. "Por meio do Secretário em Ação, nos reunimos para tratar das pautas mais urgentes da nossa rede municipal de ensino e garantir maior agilidade na resolução das demandas apresentadas", explicou Marcelo.
Diretora da Escola Municipal Professora Olga Linhares, Daniele Mothé afirmou que os avanços na rede municipal são visíveis. "Nossa caminhada melhorou muito este ano. Impossível não reconhecer os avanços da educação. Temos que acreditar no aluno, no professor, mas também na gestão da Secretaria de Educação. A gente está fazendo nossa parte nas escolas e eu acredito muito que eles estão fazendo também a parte deles na Secretaria. Eu recebo ligações com o feedback dos nossos pedidos e sei que estão correndo atrás. Os pais estão satisfeitos com essa mudança que o professor Marcelo provocou e eles são nosso melhor termômetro. Eles estão vendo a diferença", ponderou.
Ele também promoveu o projeto Diálogo com Educadores no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora, nesta terça-feira, onde conversou com 19 professores. "Estamos garantindo maior participação dos professores e demais profissionais da educação no processo de ensino-aprendizagem. Essa é uma gestão democrática e participativa, na qual educadores, gestores, pais de alunos e demais profissionais estão podendo compartilhar suas experiências, sugestões, angústias e demandas", pontuou o secretário.
Maria de Fátima Zeferino é professora da rede desde 1979 e garantiu que é a primeira vez que vê um secretário reunindo com professores dentro da escola e ouvindo os atores educacionais.
"Tenho 44 anos de sala de aula e passei por várias gestões, mas hoje me surpreendi por ver um secretário dialogando com os professores. É a primeira vez que vejo um secretário que nos atende com carinho como Marcelo está fazendo, isso é histórico dentro da Secretaria de Educação. Estou gostando muito da gestão do prefeito Wladimir e do secretário Marcelo porque eles têm um olhar pra educação muito diferenciado. Muito importante saber que ele está aqui ouvindo as nossas dificuldades e as alegrias. A educação melhorou muito nesse governo, as crianças têm material, o aluno está tendo prioridade está sendo visto e acolhido, tem merenda de qualidade, enfim", diagnosticou a servidora pública.
Para Marcelo, os esforços que estão sendo feito pelos diretores de escolas e creches têm gerado a possibilidade de dias melhores. " Estamos entregando novos materiais esportivos, merenda de qualidade, uniformes, laboratórios, playgrounds, mobiliários, erc. São ações importantes para fazer a virada de página na Educação. Agora vem o desafio da aprendizagem e essa é uma agenda ainda mais importante para que as crianças possam superar os atrasos provocados pela pandemia. Conto com a ajuda dos Educadores para que nossas crianças possam ser exemplo e orgulho para nossa cidade", destacou.