Foram iniciadas nesta segunda-feira (12) as obras para pôr fim ao cruzamento da Rua Pedro Marins com a Avenida 28 de Março, nas proximidades da praça que abriga a Escola Municipal Maria Lúcia. O cruzamento tem sido palco de acidentes, principalmente, devido à imprudência de motoristas e motociclistas que trafegam pela Avenida 28 de Março e fazem conversão sobre a Ciclovia Patesco.
Motoristas que trafegam do Bairro Flamboyant pela Pedro Marins e, também, aqueles que trafegam pela 28 de Março, sentido Penha-Estação, que precisarem transpor a ciclovia para retornar ou acessar o bairro do Turf Clube, devem prosseguir pela 28 de Março e virar à direita no semáforo da Avenida Gilberto Cardoso e, após 100 metros, retornar na mesma via para cruzar à Ciclovia e acessar à faixa da 28 de Março, sentido Estação-Penha.
As obras fazem parte de reestruturação da Ciclovia Patesko, que passa por reconstrução do guarda-corpo em toda sua extensão de cerca de seis quilômetros, entre as pistas da Avenida 28 de Março, desde à Avenida Lions Clube, no Parque São Caetano, até o Trevo da Penha, no entroncamento das Avenidas 28 de Março, Presidente Kennedy e RJ-216, onde na semana passada foi concluída a construção de um trecho de Ciclovia que liga a Ciclovia Patesko com a Ciclovia da RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé).
O Subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que no local de cruzamento da Rua Pedro Marins com a Avenida 28 de Março serão construídos totens de concreto sobrepostos de duas barras tubulares pintadas de azul marinho, no mesmo padrão do guarda-corpo da Ciclovia em toda sua extensão. Ele justifica a medida adotada em consonância com as observações técnicas do IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transportes).
“A Subsecretaria de Mobilidade elaborou diversos projetos de intervenções na Ciclovia, conforme as observações do IMTT. Esse cruzamento é um dos pontos críticos com registros de acidentes, tanto na Ciclovia como nas pistas, devido às conversões irregulares feitas por motoristas e motociclistas, bem como por motoristas que trafegavam do bairro Flamboyant e prestarem atenção apenas na pista da 28 de Março, sentido Penha-Estação, sem ter a devida atenção no fluxo de bicicletas e no fluxo de veículos na pista do outro lado da Ciclovia, causando diversos acidentes. Pelos mesmos motivos vamos fazer intervenção também no cruzamento com a Rua Carlos de Lacerda”, detalha Sérgio Mansur.
O encarregado da Construtora Conserma, Paulo Sérgio Campos, fala sobre os trabalhos no local: "O cruzamento será fechado com a construção de um trecho de guarda-corpo de cerca de 25 metros em cada lado. Após a construção do alicerce com trechos de chumbadas (fixadores) no chão, serão construídos os totens (muretas) e em seguida os vãos serão fechados com os pares de tubos”, explica o técnico em edificações que é o encarregado pelos trabalhos.
O empresário, Sidney Gomes, comemora o início das obras para pôr fim ao cruzamento e relata que é a única maneira de acabar com os acidentes devido à imprudência dos motoristas e motociclistas.
“Neste cruzamento acontecia coisas difíceis de acreditar. Tenho presenciado diversos acidentes devido à imprudência dos motoristas e motociclistas que desrespeitam as regras de trânsito de forma absurda. Até caminhões longos que trafegam pela 28 de Março, sentido Penha Centro, param na faixa ao lado da Ciclovia para converter à esquerda. Eles cruzam a Ciclovia e as outras duas faixas do outro lado como se não houvesse fluxo intenso de veículos. Ao lado da Praça, a Pedro Marins é de sentido único para o Turf, mas têm motoristas e motociclistas que fazem a conversão na contramão”, observa Sidney Gomes.