Patrimônio histórico de Campos dos Goytacazes, o Mercado Municipal, situado na Avenida José Alves de Azevedo, Centro, completa 101 anos de história nesta quinta-feira (15). Para celebrar a data, a Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), vai promover, a partir das 10h, uma programação especial para comemorar com quem passar pelo espaço. Terá mesa de sustentação com produtos vendidos no mercado, além dos parabéns com bolo de aniversário.
Nos 469 boxes do Mercado Municipal é possível encontrar frutas, temperos, açougues, peixaria, cerealistas, bares, lanchonetes, docerias e muitas outras lojas que oferecem uma variedade imensa de produtos. Comércios que atendem a necessidade de todas as classes sociais, sem distinção.
O administrador do Mercado Municipal, Eliezer da Silva, relatou a importância de fazer parte deste momento marcante. “O Mercado Municipal é um símbolo de Campos onde muitas pessoas tiram seus sustentos. Preparamos uma programação especial para incentivar o público e fomentar ainda mais o comércio local. Fico feliz em fazer parte de um momento tão importante. São 101 anos de histórias e de grandes vendas”, frisou.
O espaço passou por mudanças e modernizações ao longo do tempo, sempre mantendo as tradições desde sua inauguração em 1921, tornando-se parada obrigatória para os moradores e também visitantes que buscam variedades e qualidades de produtos com preços justos.
Ananias Siqueira, 77 anos, trabalha vendendo ovos e conta que está no mercado 57 anos. “Estou trabalhando com muito orgulho. Quando iniciei era lama e a barraca de lona. Peguei muito sol e chuva, e com o passar dos tempos só tenho a agradecer pelas melhorias. Criei meus dois filhos com as produções que fiz aqui. Somos muito bem tratados, tenho muito a agradecer ao prefeito e aos colegas da administração”, declarou.
Ricardo Coutinho trabalha no Mercado Municipal há 12 anos e fala da importância de fazer parte deste momento de celebração. “Estou com meu pai há 12 anos trabalhando aqui e é um prazer enorme fazer parte da história do Mercado. Nossa banca tem mais de 30 anos, era do meu avô José Pedro e depois ficou para o meu pai e estamos dando segmento em parceria. Sonhamos em ver esse M0ercado ser expandido para atender ainda melhor nossos clientes”, informou.
Um dos proprietários da tradicional Pastelaria da Dora, Leandro Oliveira, destacou: “Somos a terceira geração aqui no Mercado trabalhando. Era dos meus avôs, passou para os meus pais e hoje nós tomamos conta. Além da pastelaria, temos também um boxe com produtos eletrônicos. O Mercado é muito importante para nós e muita gente depende daqui. O local é um patrimônio da cidade de Campos. Devido ao fluxo de pessoas, temos uma grande produção de salgados diariamente”, relatou.
HISTÓRIA - O prédio tem como base a arquitetura francesa, inspirada no Mercado de Nice. O então prefeito, Luiz Sobral, responsável pela obra, teria se encantado pelo mercado europeu em uma viagem à França e decidiu que Campos merecia um também. Quando retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo para que a obra fosse realizada. Durante a construção, o prefeito de Campos era Luiz Sobral e, quando foi inaugurado, era César Tinoco. Localizado na área central, hoje o Mercado faz parte de um complexo que inclui o Shopping Popular Michel Haddad e a Feira Livre. No local, diariamente, grande número de pessoas circula, em meio e uma diversidade de produtos. O prédio possui boxes internos e externos, galeria central e uma torre.