A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou, nesta quarta-feira (14), a recuperação da Estrada do Algodoeiro (CA 214), em Boa Vista, na Baixada Campista, uma vicinal do município que tem um trecho que, depois de mais de 25 anos, será reaberto para encurtar a distância entre a localidade da Baixada Campista e o Terminal Pesqueiro, em Farol de São Tomé, e gerar mais desenvolvimento para a atividade agropecuária e pesqueira da região.
"Essa obra é muito importante. Boa Vista tem mais de 100 pescadores que vão pescar no mar do Farol, que vão pescar às 4h da manhã e precisam ir pela RJ-216, rodar por dentro de Farol, para chegar ao terminal. Desde 98 falam em reabrir essa estrada e nunca que saía da promessa. Agora estamos confiantes. A máquina já começou a rodar aqui e, reabrindo a estrada, vai beneficiar muita gente, ajudar não só o pescador, mas os agricultores a escoar a produção", contou o pescador Joaquim da Cruz Pessanha Carvalho, de 67 anos.
José Francisco de Souza, 62 anos, morador de Farol, atua na agricultura em sua pequena propriedade em Boa Vista. "Esse caminho para o terminal pesqueiro é antigo, mas caiu em desuso, porque tinha muito buraco, veículos atolavam e alguns produtores daqui acabaram fechando para terem mais segurança. Reabrir o caminho para o terminal vai ajudar toda a gente que precisa, como eu, se deslocar de um ponto para o outro todo dia, escoar a produção. É passar a máquina, fazer um recapeamento, que vai ficar bom demais, porque hoje, quando chove, isso tudo vira lama. E, além disso, a estrada lá em Farol, pela orla, quando o mar fica bravo, fica sem poder passar carro nenhum para o terminal. Fui criado aqui, herdei uma terrinha aqui e faço esse trajeto todo dia. Então, é um sonho que vai virar realidade".
O início dos trabalhos na Estrada do Algodoeiro foi acompanhado pelo produtor rural Eduardo Saldanha, que percorreu o trajeto, inclusive parte do que será reaberto, com o secretário de Agricultura, Almy Júnior.
"Essa estrada é importante demais para escoar a produção agropecuária e pesqueira da nossa região. A agricultura está crescendo e isso representa mais desenvolvimento", comentou Eduardo.
"A gente está começando, esta semana, a recuperar a CA 214, uma estrada fundamental para o agricultor, para o pescador, o produtor rural, o produtor de leite dessa região. No início da localidade de Boa Vista tem uma parte que não está muito ruim, mas, hoje, essa estrada é intransitável, com muitos buracos e uma parte fechada, que vai ser reaberta. Aqui, vamos refazer o leito, podar a vegetação que está estreitando a passagem e deixar com uma estrutura de estrada nova. Já trouxemos a Patrol (motoniveladora), que adquirimos recentemente com recursos de emenda parlamentar, e a Prefeitura vai promover muito desenvolvimento para o setor com essa estrada", destacou o secretário.
Com a reabertura da Estrada do Algodoeiro (Campos 214), o escoamento da produção, especialmente do pescado, vai ter uma redução de cerca de 10 quilômetros no percurso, que hoje tem de ser feito pela Campos-Farol e pela orla da praia campista. A Secretária de Agricultura está disponibilizando 15 profissionais e máquinas, como motoniveladora, tratores e caminhões, para atuarem na reconstrução da vicinal de Campos.