Notícia no detalhe
Atividades marcam programação do 13 de maio
Várias atividades estão sendo realizadas pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira (13), para marcar os 123 anos da Abolição da Escravatura. A apresentação da Ong Nação Basquete de Rua (NBR) atraiu a atenção do público que passava agora à tarde pela Praça São Salvador.
- Mostramos uma junção que a Ong trabalha: basquete de rua, break, MCs, DJs e uma representação da capoeira – ressalta o presidente da NBR, Victor Hugo Almeida (Lebron). A Ong, criada em 2006 realiza um trabalho de inclusão social.
Na sede da Fundação Zumbi, uma feijoada foi servida para funcionários e o público. O tradicional prato da culinária africana foi preparado pela cozinheira Aldilanes de Souza, que fez o Curso de Culinária Afro ministrado pela fundação.
- Eu estou muito feliz em saber que as pessoas aprovaram e elogiaram o cardápio. Pretendo colocar em prática tudo que aprendi no curso – afirma.
A programação iniciada na segunda-feira (9) termina na noite desta sexta-feira, na Praça de Custodópolis. Segundo o presidente da Fundação Zumbi, Jorge Luiz dos Santos, o local foi escolhido, porque Custodópolis é o bairro da cidade com maior concentração de negros, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atividades - A roda de capoeira e maculelê, com alunos da Fundação Zumbi, a partir das 18h, seguida da roda de samba de raiz com Fabinho Carvalho e o grupo Nosso Lancy. Exposições de moedas e cédulas desde a época do Império; de máscaras africanas, do acervo do Museu de Arqueologia e Etinia, da Universidade de São Paulo; e de instrumentos musicais utilizados pelos escravos, como berimbau, tambor e pandeiro, puderam ser apreciados pelo público, além de anúncios de fugas de escravos.
Um dos destaques é Dodô, nome de registro do líder dos escravos, cujo quilombo ficava entre o município de Conceição de Macabú e a região do Imbé. Sua história foi transformada no livro “Carukango, o príncipe dos escravos, do escritor campista Hélvio Cordeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18