Notícia no detalhe
Atividades marcam programação do 13 de maio
Várias atividades estão sendo realizadas pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira (13), para marcar os 123 anos da Abolição da Escravatura. A apresentação da Ong Nação Basquete de Rua (NBR) atraiu a atenção do público que passava agora à tarde pela Praça São Salvador.
- Mostramos uma junção que a Ong trabalha: basquete de rua, break, MCs, DJs e uma representação da capoeira – ressalta o presidente da NBR, Victor Hugo Almeida (Lebron). A Ong, criada em 2006 realiza um trabalho de inclusão social.
Na sede da Fundação Zumbi, uma feijoada foi servida para funcionários e o público. O tradicional prato da culinária africana foi preparado pela cozinheira Aldilanes de Souza, que fez o Curso de Culinária Afro ministrado pela fundação.
- Eu estou muito feliz em saber que as pessoas aprovaram e elogiaram o cardápio. Pretendo colocar em prática tudo que aprendi no curso – afirma.
A programação iniciada na segunda-feira (9) termina na noite desta sexta-feira, na Praça de Custodópolis. Segundo o presidente da Fundação Zumbi, Jorge Luiz dos Santos, o local foi escolhido, porque Custodópolis é o bairro da cidade com maior concentração de negros, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atividades - A roda de capoeira e maculelê, com alunos da Fundação Zumbi, a partir das 18h, seguida da roda de samba de raiz com Fabinho Carvalho e o grupo Nosso Lancy. Exposições de moedas e cédulas desde a época do Império; de máscaras africanas, do acervo do Museu de Arqueologia e Etinia, da Universidade de São Paulo; e de instrumentos musicais utilizados pelos escravos, como berimbau, tambor e pandeiro, puderam ser apreciados pelo público, além de anúncios de fugas de escravos.
Um dos destaques é Dodô, nome de registro do líder dos escravos, cujo quilombo ficava entre o município de Conceição de Macabú e a região do Imbé. Sua história foi transformada no livro “Carukango, o príncipe dos escravos, do escritor campista Hélvio Cordeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/11/2025 15:02:46 Qualificação e Emprego reúne 800 pessoas em dia de cursos no Teatro Trianon
- 05/11/2025 11:45:54 Obras do Shopping Estrada concentradas na substituição de estrutura metálica
- 05/11/2025 09:52:11 Mostra de Ciência e Tecnologia e TEC Summit acontecem na próxima quinta, na Uenf
- 05/11/2025 07:45:59 Administração e Portal de Compras promovem curso a quem quer vender para Prefeitura
- 05/11/2025 07:32:07 Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
Qualificação e Emprego reúne 800 pessoas em dia de cursos no Teatro Trianon
0511 11h45Obras do Shopping Estrada concentradas na substituição de estrutura metálica
0511 09h52Mostra de Ciência e Tecnologia e TEC Summit acontecem na próxima quinta, na Uenf
0511 07h45Administração e Portal de Compras promovem curso a quem quer vender para Prefeitura
0511 07h32Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















