Cirurgias urológicas estão a todo vapor. Em menos de um mês já foram realizadas 758 consultas e 160 intervenções cirúrgicas. Os procedimentos estão sendo realizados dentro da quarta etapa do Mutirão da Saúde, que também contempla cirurgias de cabeça e pescoço.
O Mutirão, que tem por objetivo zerar a fila de espera, foi lançado oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho no dia 17 de agosto e, ao todo, serão realizados mais de 10 mil procedimentos, entre urologia e cabeça e pescoço.
Internado na Santa Casa de Misericórdia de Campos no último dia 2, para retirada de cálculo renal, Cristiano Passos Ribeiro, 44 anos, já está em casa e segue se recuperando bem. Ele, que precisou fazer uma segunda cirurgia, dessa vez na Beneficência Portuguesa, sofria com fortes dores e aguardava na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) há cinco anos.
“Fiz duas cirurgias e tenho que esperar por dois meses para fazer a terceira, pois não desobstruiu totalmente a bexiga. A espera foi muito longa e já não tinha mais esperanças, mas graças a esse mutirão, hoje posso respirar aliviado”, disse Cristiano que é morador de Ponta da Lama.
Para Gecira Domingues Machado, 66 anos, o sentimento é de gratidão. Ela é esposa do aposentado José Maria Carneiro Machado, de 71, que passou por um procedimento para redução da próstata, na última terça-feira (13), na Beneficência Portuguesa.
“Ele teve alta hoje (16) e até o momento está tudo correndo bem. Agora, é vida nova para nós e agradeço muito a Deus e ao prefeito Wladimir Garotinho por está olhando pelo povo de Campos”, comemorou Gecira.
Em Campos, pelo menos 1.500 pacientes aguardam pelos procedimentos urológicos, dentre eles, intervenções a laser, que não são cobertos pelo SUS. O município é o primeiro da região a ofertar esse serviço. Para o mutirão de cirurgias urológicas, serão realizadas 7 mil consultas e cerca de 1.000 cirurgias para 97 procedimentos.
De acordo com o urologista Felipe Dias, só na Santa Casa foram feitas mais de 45 cirurgias até o momento e cerca de 400 consultas. O especialista também disse que o principal procedimento realizado pela equipe tem sido tratamento a laser para cálculos renais.
“O mutirão está sendo de suma importância por estar dando a oportunidade de colocarmos em dia a grande fila de pacientes que aguardavam pelas cirurgias urológicas eletivas (cirurgias agendadas). Os procedimentos ofertados são os tratamentos mais modernos para cálculos renais, além de tratamento para próstata, incontinência urinária, fimose, hidrocele entre outros. Agradecemos a oportunidade de poder fazer parte dessa empreitada de sucesso e dessa bonita história na nossa cidade”.
Os agendamentos dos pacientes continuam em andamento. O interessado deve se dirigir ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.