Notícia no detalhe
Rosinha entrega mais 58 casas, totalizando 1.078
A Prefeita Rosinha Garotinho contemplou na noite desta sexta-feira (13) mais 58 famílias com a casa própria. Ela fez a entrega oficial das casas para famílias que foram removidas das margens da Lagoa do Sapo, no Parque Santa Rosa, e levadas pela Defesa Civil para suas novas moradias construídas pela prefeitura no Conjunto Habitacional Eldorado I, através do Programa Morar Feliz, o maior programa de habitação popular do interior do Brasil, que já entregou neste ano 1.078 casas.
Todas as 58 famílias removidas para o Conjunto Habitacional Eldorado I moravam em local insalubre e de risco, nas ruas Salvador Rosa, Rua H e Rua Genário Bastos, na denominada baixada da Lagoa do Sapo, um local impróprio que, nos últimos governos, teve a proliferacão irregular de moradias no local que é de frequente alagamento e, por isso, deixava as casas com fungos e comprometia a saúde das criancas e adultos, conforme observou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
Rosinha Garotinho voltou a afirmar que, até o fim deste ano vai concluir a entrega das 5.100 moradias do programa para famílias carentes que moram em áreas insalubres e de risco, a exemplo da dona de casa, Mônica Falcão Batista, 28 anos, que morava numa casa de dois cômodos à beira da Lagoa, com duas filhas de 9 e 6 anos, o marido, a sogra e uma sobrinha de dois anos.
Ao receber a chave simbólica das mãos da prefeita, Mônica agradeceu em nome das demais famílias e disse que contraiu doença respiratória por causa da umidade que fazia proliferar fungos e embolorar roupas na antiga casa na beira da Lagoa. “Minha casa sempre entrava água e molhava e estragava móveis, roupas de cama, roupa das crianças e ficava tudo úmido e com mofo. Eu fiquei doente por causa disso e estou fazendo tratamento. Agora minha vida mudou, graças a Deus, que ouviu minhas orações e à Prefeita Rosinha, que me deu esta casa. O que eu não tive, recebi agora e vou deixar para as minhas filhas”, disse Mônica com o sobrinho bebê ao colo, ao lado das filhas.
Mônica e os demais moradores ouviram palavras de estímulo da Prefeita Rosinha, que incentivou a todos a tomar posição para uma nova caminhada, em busca de melhorar a qualidade de vida. Ela lembrou dos benefícios já providenciados para que tenham moradia com dignidade, com mais saúde, com melhor educação e mais auto estima.
- Entregaremos todas as 5.100 casas desta primeira etapa do programa até do fim de dezembro. São todas as casas como estas aqui, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, quintal gramado e pintura em textura para durar mais e poder lavar e não descascar. As casas tem rede de água tratada e esgoto, têm ruas asfaltadas e calçadas largas para que as crianças possam brincar sem riscos. As casas que não tiveram a energia ligada pela Ampla, por causa de inadimplência, vamos ajudar a intermediar solução. Peço que vocês saibam usar água e energia, sem desperdício. Aqui, nem nas ruas do Eldorado e do Santa Rosa tem mais vala negra, que escorria pelos cantos das ruas e provocava doenças, principalmente, nas crianças. Tive a felicidade de começar o Programa Emergência em Casa aqui por Guarus e outros benefícios como a passagem a R$ 1, além de reformas nas escolas, creches, Postos de Saúde e novas ambulâncias, que beneficiaram a todos - enumerou Rosinha.
A prefeita lembrou que desde o início do ano, até agora, foram entregues 1.078 moradias, todas construídas com materiais de primeira qualidade, em conjuntos habitacionais em áreas que foram desapropriadas e que receberam obras de terraplanagem, aterro com materiais adequados, e infra-estrutura completa, num ambiente diferente, sem valas negras, sem lama, sem fossas e a poeira que nas ocasiões de estiagem provoca transtornos para as donas de casa e problemas para a saúde das crianças e adultos.
Doutor Chicão fala da conquista da moradia - "A data de hoje tem um simbolismo especial. Nesta data do ano de 1878, a Princesa Isabel assinava a lei que restaurava um direito universal a muitas pessoas em Campos e em várias partes do Brasil, que é a liberdade. Hoje, 13 de maio de 2011, esta solenidade restaura um direito também muito importante para muitas pessoas, que é o direito à moradia com dignidade. Muitos de vocês ficaram livres da opressão do aluguel e passam a ter a alegria de ter a casa própria. Este movimento de mudança real em Campos começou há três anos, quando a Prefeita Rosinha assim que deixou o governo do Estado, decidiu voltar para Campos para mudar a realidade da vida dos mais carentes de nossa cidade. Por isso, devemos celebrar esta data com uma motivação especial", disse o vice-prefeito Doutor Chicão.
Apoio permanente - A secretária da Família e Assistência, Izaura Freire, disse que as famílias ganharam uma moradia e vão continuar contando com o governo, já que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Itinerante vai estar presente constantemente nos conjuntos residenciais. “ Essa semana estivemos na Tapera numa ação integrada com o Procon, orientando as famílias sobre o pagamento de contas e, ainda, sobre o consumo consciente de água e luz”, finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda