Notícia no detalhe
Comdim participa de manifesto contra a homofobia em Campos
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher /Campos dos Goytacazes (Comdim), vai estar presente como órgão apoiador, representativo da Prefeitura de Campos, junto com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibrads) e a Faculdade de Direito de Campos (FDC), na realização de um mini-fórum conscientizador promovido pelo Grupo de Discussão Campos LGBT no próximo dia 17, marcando o Dia de Repúdio de Total Tolerância à Homofobia e que vai se desenvolver no auditório da instituição de ensino superior entre os dias 16, 17 e 19 deste mês.
Após definição da programação local, na reunião acontecida na sexta-feira (6), na sede do Ibrads, no Centro da cidade, elaborada por ativistas, pesquisadores e a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, a população campista está sendo convidada a conhecer mais de perto a questão homofóbica dentro do país e no mundo. No dia 16, acontece a exibição do filme intitulado “Meninos não choram”, às 18h, no dia 17 às 14h, vai ser realizada uma palestra abordando o tema “Reconhecimento Jurídico da Homoparentabilidade” e no último dia de programação, uma palestra colocando em discussão o tema “ Jurisdição Constitucional e Direito das Minorias”, a partir das 19h.
Há três anos, a cidade de Campos, vem fazendo manifestos de repúdio intolerante não somente à questão da homofobia (desprezo e aversão à lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBTT), mas também contra o machismo e sexismo, partindo do pressuposto de que todas essas observâncias envolvem a mulher, sob a ótica de gênero e na tranversalidade dos direitos humanos.
Em contatos com o professor de História da municipalidade e mestrado pela Uenf, Rafael França, a presidente do conselho buscou então uma parceria, aglutinando idéias e objetivos comuns, comprometido na cobrança, junto à sociedade civil organizada, de uma política social capaz de suprimir tais preconceitos que somente prejudicam o desenvolvimento como um todo.
- O Comdim está preparando um mural com apresentação de todas as datas de lutas LGBTT, utilizando-se de material generosamente cedido pela Dra. Yone Lindgren, coordenadora do Movimento D `ellas do Rio de Janeiro e que vem participando nestes três anos de ação. Também tivemos um corpo-a-corpo que foi promovido em 2009 e 2010, pelas ruas centrais da cidade onde a população pode analisar melhor o assunto homofobia, resgatando os direitos humanos básicos e fundamentais, coibindo chacotas e outras posturas inadequadas, não fazendo desse contato direto com o público, apenas um “ôba-ôba” e dando espaço à visões distorcidas e que acabam incentivando os preconceitos, atestou Margarida Mendes.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira