Notícia no detalhe
Comdim participa de manifesto contra a homofobia em Campos
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher /Campos dos Goytacazes (Comdim), vai estar presente como órgão apoiador, representativo da Prefeitura de Campos, junto com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibrads) e a Faculdade de Direito de Campos (FDC), na realização de um mini-fórum conscientizador promovido pelo Grupo de Discussão Campos LGBT no próximo dia 17, marcando o Dia de Repúdio de Total Tolerância à Homofobia e que vai se desenvolver no auditório da instituição de ensino superior entre os dias 16, 17 e 19 deste mês.
Após definição da programação local, na reunião acontecida na sexta-feira (6), na sede do Ibrads, no Centro da cidade, elaborada por ativistas, pesquisadores e a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, a população campista está sendo convidada a conhecer mais de perto a questão homofóbica dentro do país e no mundo. No dia 16, acontece a exibição do filme intitulado “Meninos não choram”, às 18h, no dia 17 às 14h, vai ser realizada uma palestra abordando o tema “Reconhecimento Jurídico da Homoparentabilidade” e no último dia de programação, uma palestra colocando em discussão o tema “ Jurisdição Constitucional e Direito das Minorias”, a partir das 19h.
Há três anos, a cidade de Campos, vem fazendo manifestos de repúdio intolerante não somente à questão da homofobia (desprezo e aversão à lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBTT), mas também contra o machismo e sexismo, partindo do pressuposto de que todas essas observâncias envolvem a mulher, sob a ótica de gênero e na tranversalidade dos direitos humanos.
Em contatos com o professor de História da municipalidade e mestrado pela Uenf, Rafael França, a presidente do conselho buscou então uma parceria, aglutinando idéias e objetivos comuns, comprometido na cobrança, junto à sociedade civil organizada, de uma política social capaz de suprimir tais preconceitos que somente prejudicam o desenvolvimento como um todo.
- O Comdim está preparando um mural com apresentação de todas as datas de lutas LGBTT, utilizando-se de material generosamente cedido pela Dra. Yone Lindgren, coordenadora do Movimento D `ellas do Rio de Janeiro e que vem participando nestes três anos de ação. Também tivemos um corpo-a-corpo que foi promovido em 2009 e 2010, pelas ruas centrais da cidade onde a população pode analisar melhor o assunto homofobia, resgatando os direitos humanos básicos e fundamentais, coibindo chacotas e outras posturas inadequadas, não fazendo desse contato direto com o público, apenas um “ôba-ôba” e dando espaço à visões distorcidas e que acabam incentivando os preconceitos, atestou Margarida Mendes.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















