Notícia no detalhe
Mais de 10 mil cabeças de gado já vacinadas contra aftosa
Cerca de 10 mil cabeças de gado foram vacinadas no início deste mês, dentro da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, promovida pela secretaria de Agricultura e Pesca. No total, são cerca de 40 mil doses disponibilizadas aos pequenos produtores rurais do município. A campanha, que vai até o dia 30, disponibiliza vacinação gratuita às propriedades que tiverem de 50 a 70 cabeças de gado.
Os animais da localidade de Caboio já foram todos vacinados e outras localidades como Vila Nova, Santa Maria, Assentamento Zumbi, Morro do Coco e Tocos, estão em fase de vacinação. O secretário de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, explica que sete equipes móveis – compostas de médicos veterinários e vacinadores - estão sendo disponibilizadas para cada região do município.
Além destas equipes móveis, os locais onde possuem pólos de inseminação artificial também possuem vacinadores que podem fazer o trabalho, bastando somente, o contato dos pequenos produtores.
- O Estado do Rio já está há 14 anos certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação. Este dado foi possível graças a atitudes como a da secretaria de Agricultura e Pesca de Campos, que disponibiliza a vacinação gratuita aos pequenos produtores do município. Os produtores só podem vacinar seus animais se tiverem um cadastro oficial junto à Defesa Sanitária do Estado, que fica perto do Campo do Americano. Os produtores precisam ter, também, um cadastro na secretaria de Agricultura e Pesca, mas só vão receber vacinação os animais cujos proprietários já possuem o cadastro oficial do Estado - destaca o secretário.
Na campanha passada foram vacinados cerca de 60 mil animais, mas por orientação do Ministério da Agricultura, a campanha teve que reduzir o número de gados para cada produtor, o que vai gerar um menor número de animais vacinados.
- O Ministério da Agricultura entende que é dever de cada produtor vacinar seu gado, mas seguindo a linha da Secretaria de Agricultura em dar suporte aos pequenos produtores, disponibilizamos esta vacina gratuitamente. Os produtores devem se conscientizar sobre a importância da vacina, sabendo que um só foco de aftosa pode afetar a economia na região, parando a exportação de carne vermelha a nível estadual e até nacional - ressalta Paes.
Pequenos produtores que quiserem participar da campanha podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca, através do telefone 2732-4344 ou 2732-6400, e falar com o setor de veterinária da secretaria.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















