Notícia no detalhe
Inclusão Escolar em debate no Teatro Trianon
Com o objetivo de debater com toda a sociedade a aplicação do Direito e a união de esforços para a garantia da Inclusão Escolar, o Instituto Cultura e Saber, com o apoio da Prefeitura, promoveu nesta segunda-feira (16) o seminário "Inclusão Escolar: O Direito na Prática", no Teatro Municipal Trianon. A Prefeita Rosinha Garotinho enviou uma mensagem, que foi lida pela diretora do departamento multiprofissional da Secretaria de Educação, Rita Chardelli, que representou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
A prefeita destacou, no texto, o direito que as crianças têm de estudar e sobre muitos projetos educacionais que já foram concretizados no seu governo, como a capacitação dos professores, investimento em recursos pedagógicos e tecnológicos, distribuição de material escolar, merenda e uniforme para os alunos da rede pública municipal e transporte exclusivo para os portadores de necessidades especiais educacionais. “É necessário aumentar os índices de desenvolvimento do aluno e despertar o interesse dele pela aprendizagem”, disse a prefeita, na mensagem.
O Coordenador Geral de Avaliação e Apoio a Programas e Projetos em Educação Especial do Ministério da Educação, Joiran Medeiros da Silva, que também participou do evento, falou sobre a importância das salas multifuncionais para os atendimentos educacionais especializados e de uma legislação que ampare a inclusão. “Vimos na fala do Doutor Joiran que Campos está no caminho certo. Temos muitos desafios, mas estamos avançando com as salas de recursos, os cuidadores, transporte especializado, entre outras conquistas que o município vem proporcionando”, informa.
O presidente do Conselho Consultivo do Instituto Cultura e Saber, Décio Guimarães, explicou que a educação tem o vício de ser excludente, mas essa realidade deverá mudar. Segundo ele, proporcionar aos alunos uma educação inclusiva de qualidade é compromisso de todos os órgãos envolvidos.
- Hoje, lutamos por uma educação para todos, mesmo os excluídos. A influência das normas antigas, o anseio de igualdade dos direitos e a abertura das portas da escola regular para os excluídos, não somente os deficientes, mas também os superdotados, são temas de discussão para este seminário - ressaltou Décio Guimarães.
Representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, educadores, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos participaram do encontro que discutiu a construção de uma nova metodologia de ensino para as crianças com necessidades especiais educacionais. O encontro contou, também, com a participação do juiz Paulo Assed Stefan, diretor do Fórum Juiza Maria Tereza Gusmão; do presidente do Instituto Palmares, Irineu Dias; do presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim; e do secretário de Educação de Quissamã, Arnaldo Gonçalves Mattoso, entre outras autoridades.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira