Elaborada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) a 5ª Feira de Oportunidades, que têm a Prefeitura de Campos como uma das principais apoiadoras, acontece nos dias 04 e 05 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano. Pastas do município, como as Secretarias de Petróleo, Energia e Inovação, Educação Ciência e Tecnologia e a de Desenvolvimento Econômico e Turismo vão estar presentes no evento, levando oportunidades profissionais e servindo de ponte entre setor acadêmico, mão de obra e setor produtivo.
As três secretarias vão estar unidas em um único estande, a fim de concentrar seus serviços para orientar aos profissionais estudantes e população em geral sobre cursos de capacitação, confecção de currículos e cadastros, servindo de ponte com o setor produtivo.
A Subsecretaria de Qualificação e Emprego, que é um braço da de Desenvolvimento Econômico, vai estar realizando cadastro de currículo, encaminhamento para vagas disponíveis de emprego, inscrições para cursos e ainda agendamento para análise, revisão e elaboração de currículo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, afirma que a Prefeitura de Campos sempre vai ser parceira das iniciativas em prol do desenvolvimento da economia e geração de empregos. “A Feira de Oportunidade representa um momento importante, tanto para o poder público fazendo esse link, como para a academia e as empresas que buscam bons profissionais. Campos vem vivendo um boom de contratações, estamos em um momento positivo. Muitas empresas vêm buscando o perfil certo para um candidato certo, e esse é o momento”.
Marcelo Neves, secretário de Petróleo, Energia e Inovação, fala da parceria entre instituições, “O governo municipal em parceria com o Instituto Federal Fluminense e o FIDESC fomentaram essa Feira com o intuito de criar uma ponte entre as empresas, estudantes, profissional qualificado e aqueles que buscam qualificação, pois facilita em apenas um único ambiente, onde vão estar presentes mais de 40 empresas, a entrega de currículos, a criação de network e de conhecimento sobre as tendências de contratação de mão de obra pelo mercado”.
Para o secretário de Educação, Marcelo Feres, eventos como esses fazem Campos avançar. “Esse é um excelente momento de interação entre empresas, estudantes e profissionais que buscam oportunidades de estágio e emprego. Também representa um espaço de diálogo e debates para apresentação de soluções tecnológicas desenvolvidas pelas universidades, pesquisadores e estudantes de modo geral, atendendo demandas do setor produtivo. Campos ganha muito com esse evento tão importante”.
A Feira tem o objetivo de reunir empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado.
De acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) nos primeiros seis meses deste ano, o município superou o número de contratações com carteira assinada em relação a todo ano de 2021. Durante a Feira, as empresas vão apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e stands para exposição, além de outras apresentações.
Confira as empresas participantes:
Obra do Salvador;
Conecta Soluções Elétricas e Automação;
Vast Infraestrutura;
Angloamerican;
Baker Hughes;
CNA;
Dome;
Evolk RH;
Forte Telecom;
KN;
Consórcio Geração Açu II;
Gás Natural Açu (GNA) e associadas;
Fototerra;
Solução Ambiental;
Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee);
BRZ Schlumberger;
Ferroport;
Vertv;
Porto do Açu;
Bport;
Ecoplan Soluções;
Firjan;
Corcovado;
Oceânica;
Reserva Caruara;
Inmetro;
Nursing Care Home;
Grupo IMNE.