Nesta quarta-feira (05), durante café da manhã no Clube da Terceira Idade, em comemoração ao Dia do Idoso, tradicionalmente comemorado no dia 1º de Outubro, o professor de educação física, Diego Gama Linhares, ministrou palestra sobre Taekwondo. Além de contar com uma série de outras atividades físicas, os idosos que frequentam o clube, localizado na Rua Rodrigues Peixoto, no Parque Tamandaré, passarão a contar com aulas adaptadas da modalidade esportiva, uma arte marcial milenar coreana, praticada com chutes, socos e golpes, realizados por meio das técnicas de ataque e defesa.
As aulas adaptadas de Taekwondo que serão ofertadas, fazem parte de um projeto de pesquisa de mestrado do professor Diego, desenvolvido pelo Laboratório do Exercício e do Esporte (LABEES), coordenado pelo Dr. Rodrigo Gomes de Souza Vale. Elas também já são oferecidas pela Fundação Municipal de Esporte (FME).
Segundo informou Diego, inicialmente serão 25 vagas abertas. Os idosos irão passar por avaliações médicas para o acompanhamento da sua evolução física durante o período de quatro meses. “O taekwondo irá possibilitar que o idoso tenha mais autonomia, que possa se deslocar sem depender de outra pessoa. Além disso, a modalidade irá fazer com que ele tenha maior resistência física e condicionamento cardiorrespiratório para poder ter uma melhor qualidade de vida”, disse.
Ainda segundo o professor, o objetivo do projeto é demonstrar que o taekwondo pode trazer benefícios que outras atividades não conseguem dar aos idosos. “Por meio desta modalidade, o idoso terá autonomia funcional, melhora da autoimagem e autoestima e remodelagem óssea a partir das atividades propostas”, comentou.
A subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilane Tavares, afirma que toda atividade que ofereça mais qualidade de vida para a terceira idade é sempre bem-vinda. “A atividade física é muito importante na terceira idade. Fortalecer o corpo ajuda os idosos no seu dia a dia, sem contar que eleva a autoestima e ajuda na convivência. Esta é mais uma opção que vamos oferecer para ele, e, tenho certeza, vai ajudá-los", ressaltou.