O projeto do Parque Administrativo e de Lazer Estação Campos, para abrigar, em uma área de cerca de 100 mil m² da antiga Estação Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), órgãos e setores da Prefeitura e um espaço verde e aberto à população, começa a ser elaborado e foi debatido, em reunião sexta-feira (07), por representantes de secretarias municipais. O objetivo é urbanizar a área da antiga Estação Ferroviária em toda sua extensão, desde a rua Lions Clube até a avenida Alberto Torres, criando um espaço de integração do poder público com a sociedade e, ainda, de preservação da memória da já extinta RFFSA.
"A cidade de Campos possui uma área que hoje é da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e que o prefeito Wladimir Garotinho, por meio de tratativas, conseguiu, sem ônus, para o município. Agora, estamos discutindo o uso compartilhado desse espaço, nesse primeiro momento, nos 14 prédios existentes, além das áreas comuns. Lá já funciona a Secretária de Planejamento Urbano, e muitas outras, como a Secretária de Agricultura, irão ou terão departamentos no local, como é o caso da Secretaria de Administração, que levará o seu Almoxarifado Central e o Departamento de Transporte. É uma área que queremos dar uma utilidade não só administrativa, mas também comunitária. Hoje foram apenas as primeiras discussões de elaboração de um projeto de uso coletivo administrativo e também aberto à comunidade. Então, ainda é um projeto embrionário e estamos ouvindo os gestores municipais para a Secretária de Planejamento elaborar o projeto final e submeter à apreciação do prefeito Wladimir", explicou o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.
O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, detalha que a proposta é dotar a área para atender as necessidades administrativas do Executivo Municipal e, ao mesmo tempo, para promover a interação da população através de espaços e atividades de lazer e entretenimento.
"É uma área central que tem uma qualidade a ser desenvolvida ambientalmente para que seja transformada em um parque, unindo, inclusive, o local hoje ocupado pela Secretaria de Educação, abrangendo desde a rua Lions Club até a Alberto Torres, o que dá, aproximadamente, entre área de tratamento de superfície e ocupação, uns 100 mil m². É uma área que não pode ser desperdiçada, só que esse processo está sendo iniciado e desenvolvido aos poucos. Hoje nós temos apenas a ocupação dos prédios e planejamos a ocupação do espaço total. Temos as construções que já são de nosso poder e, agora, vamos fazer vários estudos para a área, que vai receber paisagismo, arborização, pista de caminhada e outros atrativos de lazer para que a comunidade como um todo também venha a usufruir do espaço. Também pretendemos trazer para esse ambiente um depoimento histórico do próprio processo da rede por meio de elementos ainda a serem pensados, talvez uma locomotiva, um vagão, para que o lugar não perca sua identidade", contou Valadares.
Na reunião foi apresentado um estudo preliminar da área, com as construções existentes, a previsão de ruas e caminhos, pistas de caminhadas por todo o espaço, o esquema de setorização dos serviços municipais, estacionamentos, pontos de lazer e espaços comuns, entre outros. As secretarias devem apontar o interesse de mudança para o local juntamente com o levantamento das principais demandas e necessidades para tal. Acompanhar o envolvimento das secretarias no desenvolvimento e no levantamento de demandas para a elaboração do projeto do Parque Administrativo e de Lazer Estação Campos é uma tarefa que foi incumbida ao subsecretário de Administração, Federico Paes.
“O trabalho é organizar o condomínio do pátio ferroviário, para onde várias secretarias vão migrar, e precisamos ordenar a ocupação desses espaços, criar um ordenamento, como, por exemplo, para a distribuição da energia elétrica, o sistema de iluminação, de segurança, os pontos que serão de uso comum, ou seja toda essa parte de estruturação, delimitação e administrativa", contou Frederico, que atuará como síndico do parque.
Nessa primeira reunião, também participaram os subsecretários de Iluminação Pública, Diego Dias; de Limpeza Pública, Simone Muniz; de Mobilidade, Sério Mansur; o secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, além de representantes da Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Desenvolvimento Humano e Social; da Subsecretaria de Meio Ambiente; e do Departamento de Transporte.