Agricultura investe em equipamentos para otimizar obras nas vicinais do município
A secretaria, em uma parceria com o governo estadual, adquiriu recentemente uma Patrol e, por meio de licitação, vai comprar outras duas motoniveladoras, além de retroescavadeiras e caminhões
Com a marca de quase 600km de estradas reconstruídas no interior de Campos, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está adquirindo, pela primeira vez na história, equipamentos próprios, como caminhões, máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras. O maquinário vai agilizar as obras de infraestrutura nas zonas rurais do município, uma iniciativa do governo Wladimir Garotinho prevista no Programa Estradas do Produtor.
"Temos estradas que há 30 anos não recebiam obras. Temos casos de moradores que desistiram de morar naquela localidade por dificuldade de conseguirem se deslocar para atendimentos e serviços na área central; temos produtores que desistiram de produzir, porque sua produção precisava sair a toda hora da propriedade e as estradas não ofereciam condições para o escoamento. A principal demanda de quem vive no campo e de quem vive do campo são as estradas, e o município está investindo em maquinário e técnicos para beneficiar a população do interior e criar infraestrutura para o desenvolvimento da agricultura", declarou o secretário Almy Júnior.
Almy lembra que, no início do governo, a secretaria não contava nem mesmo com uma Patrol e frisa que o município investe para equipar a pasta. "Quando a gente assumiu, todas as estradas estavam em péssimas condições e não havia máquinas e veículos para o trabalho. A secretaria também não tinha técnicos, como agrônomos e veterinários para prestar assistência ao agricultor. Não tínhamos meio de trabalhar e começamos do zero. Hoje são mais de 12 veículos e estamos licitando equipamentos que a Prefeitura nunca teve. Aquisição recente foi de uma motoniveladora, aquisição própria, fruto de uma parceria com o governo estadual", disse Almy, acrescentando que a secretaria está em processo licitatório para a compra de mais duas motoniveladoras, além de retroescavadeiras e caminhões.
"Hoje, temos máquinas e equipamentos para manter cinco diferentes equipes trabalhando na reconstrução das estradas vicinais de Campos. Ainda temos muito a fazer, mas também muito já foi feito e nosso foco, nesse momento, é de criar infraestrutura para o interior, é a recuperação de estradas e a reconstrução de pontes, que vão permitir que a gente leve a assistência técnica ao agricultor, oferte capacitação e qualificação ao produtor e ao trabalhador rural, gere desenvolvimento para a atividade agrícola e melhore as condições de vida para a população do campo", frisou Almy Júnior.
O diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, explica a importância da aquisição de máquinas novas. "Com a nova Patrol, a gente otimiza o trabalho de nivelamento, de planificação da estrada, porque ela tem quase o dobro de potência de uma máquina antiga. São cerca de 2.500 km de vicinais que a Prefeitura quer reconstruir e ter o maquinário adequado acelera o serviço e garante mais qualidade ao trabalho. A meta da Secretaria é criar estradas que terão maior vida útil, que durarão mais tempo até necessitar de algum tipo de manutenção", conclui o diretor.