Centro Dia do Idoso prossegue com mutirão de combate ao câncer de pele
Em alguns casos, idosos atendidos são recomendados a voltar, para que seja feito o acompanhamento de possíveis manchas que venham, posteriormente, se desenvolver e se transformar em um câncer de pele
O Centro Dia do Idoso, equipamento da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social promoveu a 14ª edição do mutirão de combate e tratamento precoce ao câncer de pele. Nesta edição, o mutirão atingiu a marca de 300 pacientes atendidos em 2022.
O Centro Dia atende maiores de 60 anos. “Todo mês realizamos mutirões de prevenção ao câncer de pele no Centro Dia, onde são atendidos, em média, 20 idosos. Além destes mutirões, também temos promovido outras ações de conscientização e prevenção que envolvem os idosos, tanto no Centro Dia como na Policlínica da Terceira Idade”, afirma Rosilani Tavares, subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
A dermatologista Ana Paula Almeida, falou sobre o tratamento executado durante o mutirão. “Nós recebemos mensalmente, de 18 a 20 pacientes durante o mutirão. Esse trabalho serve como prevenção para os idosos, que são examinados e acompanhados de perto. Além disso, também realizamos o processo de cauterização química, que ajuda a conter o avanço de manchas e a clarear a pele”, afirmou a dermatologista.
Ao todo foram realizados, somente neste ano, mais de 300 atendimentos somando todos os pacientes. Em alguns casos, idosos atendidos são recomendados a voltar, para que seja feito o acompanhamento de possíveis manchas que venham, posteriormente, se desenvolver e se transformar em um câncer de pele.