A Prefeitura realizou nesta quinta-feira (13) a entrega do Cartão Goitacá para mais 924 famílias. O evento aconteceu na Vila Olímpica do Jardim Carioca e contou com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho e do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. Ao todo já foram contempladas 6.588 famílias com o programa de transferência de renda municipal.
Em seu discurso, ao lado das coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o prefeito Wladimir Garotinho destacou a emoção de realizar cada entrega.
“A gente fica muito feliz em saber que estamos ajudando na vida das pessoas e dando a elas o direto que têm e que durante um período esse direito foi retirado da população e criminalizado. Hoje a gente está aqui fazendo justiça social, devolvendo para o povo, principalmente para aqueles que mais precisam, esse benefício que vai fazer diferença na vida de tantas famílias”.
Foto: Ruan Barros
A beneficiária Rosimara de Souza, 42 anos, moradora do Parque Aurora, destacou que o benefício vai garantir uma melhor refeição em casa. “Meu filho é especial. Vou comprar comida para ele, colocar um alimento melhor na minha casa”,
Foto: Ruan Barros
Luana da Conceição, 24 anos, reside em Campo Novo, também agradeceu a chegada do auxílio. “Vai me ajudar a comprar as coisas para as crianças. Neste período que os produtos estão tão caros, vai ser um socorro para nossa família”.
Foto: Ruan Barros
A dona de casa, Ana Carla de Souza, moradora de Ururai e mãe de quatro filhos, comemorou: “O cartão chega no momento certo. Um alivio para a gente que precisa tanto. Que Deus continue abençoando o Prefeito e o pessoal do CRAS”.
O secretário ressaltou a importância de manter o Cadastro Único atualizado para recebimento de benefícios e evitar o bloqueio. “Estamos felizes de garantir a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade. É mais uma conquista do nosso governo. É importante que os usuários dos CRAS fiquem atentos aos comunicados dos canais oficiais para evitar golpes. Qualquer mudança na composição familiar, mudança de endereço ou telefone, é fundamental informar ao CRAS”, explicou.
Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas para receber o benefício no valor de R$200,00, famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.
Participaram do evento, a coordenadora do Cartão Goitacá, Marcélia Cardoso; a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes e o assessor especial do Prefeito, Eduardo Azevedo.
O Cartão Goitacá utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico para a seleção dos beneficiários. As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).
E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.