Notícia no detalhe
INSS é o novo parceiro da Codemca no Espaço do Empreendedor
O Espaço do Empreendedor, da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), tornou-se um grande aliado para os trabalhadores informais legalizarem suas atividades. “Agora eu posso trabalhar tranquilo, sem me preocupar com a fiscalização”, comemora o técnico de informática Carlos Augusto Barreto Mata Filho, que se formalizou nesta quarta-feira (18). A partir desta quarta-feira (18), a Codemca conta com mais um parceiro no Espaço do Empreendedor: o INSS.
- Para mim, o mais importante é poder prestar serviços para algumas empresas e emitir nota fiscal. Este espaço disponibilizado pela prefeitura é muito importante e facilita a vida de quem quer sair da informalidade. Num só local estão concentrados todos os serviços e informações necessários para a formalização – afirma Carlos Augusto.
A coordenadora do Núcleo de Educação Previdenciária da gerência do INSS Campos, Fátima Leal, fala da importância da parceria. “Este trabalho é muito importante, um incentivo para a formalização do trabalhador. Nu só lugar, ele pode tirar dúvidas e se formalizar, facilitando a sua vida”, ressalta.
Segundo o presidente da Codemca, Jivago Faria, o Espaço do Empreendedor já está consolidado, nos altos da nova Rodoviária Roberto Silveira. “O trabalho conta com a participação de várias secretarias, do Sebrae , bancos parceiros e do INSS, a partir desta quarta-feira. Estamos fazendo um trabalho de formalização com qualidade”, acrescenta.
O atendimento é feito todas as quartas-feiras, das 9h ao meio-dia, e faz parte do Programa de Incentivo ao Micro e Médio Empreendedor. Os trabalhadores informais interessados em legalizar suas atividades contam com assistência jurídica e contábil e todas as informações necessárias para se transformar em empreendedores individuais.
Para se formalizar, basta apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A formalização é feita na hora, gratuitamente. Os candidatos já saem do Espaço do Empreendedor com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitido pela Receita Federal, através do www.receita.fazenda.gov.br e com o alvará de funcionamento, emitido pela Secretaria de Finanças.
O Espaço do Empreendedor conta também com a participação do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), com orientações sobre o Programa Municipal de Microcrédito; a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon), contador, advogada e Coordenadoria de Fiscalização de Posturas.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18