“Trazer esses serviços de saúde para perto da gente é muito bom. Só tenho que agradecer ao prefeito (Wladimir Garotinho) por tudo que tem feito pela cidade e por nós”. As palavras são da cuidadora de idosos Nataliene de Oliveira Correia, 49 anos, que aproveitou a 6ª edição do Morar com Saúde, neste sábado (15), no condomínio Morar Feliz Recanto dos Pássaros, em Ponta Grossa dos Fidalgos, para consulta com dentista, apanhar medicamentos e atualizar a caderneta de vacinação do filho.
Foto: César Ferreira
Representando o prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama do município, Tassiana Oliveira, também esteve acompanhando a 6ª edição do Morar com Saúde e garantiu que já a partir da próxima segunda-feira (17) o retorno da ambulância na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta Grossa, que irá atender a toda localidade.
Assim como a cuidadora Nataliene, inúmeras pessoas que compareceram ao local elogiaram os serviços e o atendimento oferecido pelos profissionais de saúde e de outras áreas. Uma delas foi a aposentada Edimeia Maria das Dores, de 86 anos. “Eu não tenho condições de ir ao Centro da cidade, porque sofro de artrose e trazer esses serviços para cá é ótimo, tudo fica mais fácil”.
Já a pescadora Iara Tavares Ferreira, de 40 anos, aproveitou para fazer tudo em um único dia. “Fui consultada pelo clínico geral, aferi minha pressão e glicose e ainda apanhei uns remédios aqui na farmácia, e levei minhas netas para tomarem a vacina. Esse projeto chegou na hora certa para nós da Baixada”, comemorou.
Outra que também esteve no espaço foi a dona de casa Celma dos Santos, 67 anos. Ela ficou encantada com os serviços e aproveitou para trazer o cãozinho Rick, 8 anos, para tomar a antirrábica. “Isso aqui (Morar com Saúde) é muito importante, pois muitos não podem apanhar uma condução para ir ao Centro se consultar ou tomar uma vacina. Esse projeto tem ajudado muita gente”, disse Celma.
Mãe do pequeno Gael, de 2 anos, Clícia Carvalho dos Santos, 31, disse que a ação é de suma importância, pois levar serviços muitas vezes inalcançáveis para a população mais afastada do Centro da cidade mostrando o quanto o governo vem tratando a saúde como prioridade. “Trouxe meu filho para tomar as vacinas que estão pendentes, porque acho importante vacinar as crianças para que elas tenham um futuro saudável e livre de doenças”, comentou.
Além de atendimento médico, odontológico, assistência farmacêutica e vacinação contra a gripe, Covid-19 e de rotina, foram disponibilizadas, ainda, por meio do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vagas para agendamento de exames preventivo, mamografia, laqueadura e vasectomia.
No local, os moradores também puderam solicitar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinar seus pets ou agendar castração de cães e gatos. Uma equipe da concessionária Águas do Paraíba também esteve presente para sanar dúvidas dos moradores e promover a renegociação de eventuais débitos.
O programa Morar com Saúde, criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, foi lançado oficialmente no dia 14 de maio deste ano pelo prefeito Wladimir Garotinho. A primeira edição foi no Condomínio da Bíblia, situado no Parque Santa Clara, em Guarus.