Autoridades de diversos segmentos (sociedade civil organizada, religiosos, comércio, indústria) estão engajadas em somar forças junto à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a campanha “Vacinar e Proteger”, que tem como lema: “Não deixe a Pólio paralisar o sonho das nossas crianças”.
O encontro ocorreu na 35ª Reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 e Outras Doenças Emergentes e Reemergentes, realizada excepcionalmente no formato híbrido, no auditório da Prefeitura, nesta segunda-feira (17), onde foram debatidas várias iniciativas que estão em andamento para garantir a vacinação e a proteção à vida de crianças e adolescentes.
Um dos convidados foi o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fábio Ribeiro, que explicou de que forma a Casa de Leis poderá ajudar na movimentação e na ampliação da imunização em Campos. “Vamos usar dos nossos recursos para divulgar e mobilizar os pais sobre esta responsabilidade, que é deles”.
Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o primeiro passo é a sensibilização. “Essa reunião demonstra que é preciso que toda a sociedade seja direcionada para um mesmo propósito, a vacinação das crianças e esse é um processo que a gente ainda vai aprofundar e sensibilizar de forma mais intensa, para que consigamos alcançar a meta de 95% no nosso município. Tenho certeza de que a Educação, por meio das escolas e creches, vai fazer a sua parte nesse sentido”.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar Júnior, falou sobre parcerias futuras com a Secretaria Municipal de Saúde, no que tange a vacinação. “Nós da CDL, do setor produtivo, estamos muito empenhados em colaborar e propalar essa campanha, que é fundamental, pois a gente quer que todo mundo entenda o quanto a vacinação é importante na vida de uma criança. Não podemos deixar que essa doença volte a circular na nossa cidade e trabalharemos com a comunicação, através da rede social, que é uma forte ferramenta para levar essa informação ao maior número possível de pessoas”.
SEGMENTOS RELIGIOSOS – O Bispo Dom Fernando Arêas Rifan, que é administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, disse que a igreja é uma grande influenciadora. “A igreja pode avisar as pessoas a serem conscientes quanto à vacinação das crianças. Nós também temos uma rede de escolas, onde podemos levar essa informação, engajando ainda mais na campanha”.
Para o diácono Alex Caetano, fundador da comunidade Aliança Eterna de Campos, é uma responsabilidade de toda a comunidade cuidar das crianças. “Após essa reunião, nós somos alertados de que o poder público está fazendo o seu papel em nos conscientizar para que sejamos os motivadores levando essa mensagem aos pais e responsáveis. Vamos entrar nessa força tarefa, conscientizando as pessoas da necessidade de vacinar seus filhos”.
Já o apóstolo Renan Siqueira, presidente da Associação Evangélica de Campos, falou da importância da parceria das igrejas com a Secretaria Municipal de Saúde. “Nós estamos juntos nessa campanha, porque há uma grande necessidade de termos todas as crianças do nosso município vacinadas e com as suas vacinas em dia. Como evangélicos, prezamos pela vida, pela família e estamos engajados nessa luta”.
A campanha tem como principal objetivo conscientizar e mobilizar os pais e responsáveis para proteger, principalmente as crianças de dois meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, contra a Poliomielite, erradicada do país há quase 30 anos, mas com grande possibilidade de reintrodução, caso os pequenos não sejam imunizados. Também será atualizada a caderneta de vacinação dos adolescentes de até 15 anos completos.