Notícia no detalhe
Agricultura convoca proprietários de terrenos
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca continua convocando proprietários de terrenos baldios para aderirem ao Programa Horta Comunitária. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, mesmo beneficiados com a isenção do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), poucos são os donos interessados em disponibilizar os imóveis para a instalação de unidades do programa. Além disso, desde o ano passado, algumas hortas foram extintas com o pedido de devolução de terrenos por seus proprietários. Ao todo, existem espalhadas no município 170 unidades de Horta Comunitária.
Também, de acordo com o secretário, existe a dificuldade de encontrar cuidadores para as hortas. Desde março, segundo Frederico, os supervisores de bairros e associações de moradores estão sendo procurados para ajudar na indicação de terrenos vazios e de pessoas que possam cuidar das hortas. Os proprietários e cuidadores interessados em aderir ao Programa Horta Comunitária devem fazer contato com a secretaria através dos telefones (22) 2732-4344 ou (22) 2732-6400.
- É importante destacar que apenas buscamos ocupar o terreno, evitando a proliferação de zoonoses causadas por roedores e insetos. Não existe ônus para o dono e sim bônus. O proprietário do terreno pode reaver o imóvel quando desejar. Ele nos concede uma autorização para a utilização do terreno e, em contrapartida, fica isento do pagamento do IPTU enquanto ali estiver instalada a unidade de Horta Comunitária - salientou o secretário.
Cuidadores - Os cuidadores são cadastrados no órgão e assumem o compromisso de manterem as hortas limpas, cercadas e com produção regular. Em contrapartida, recebem, mensalmente, uma cesta básica e complementam a renda familiar, consumindo ou comercializando 80% da produção da sua unidade. O restante é entregue à secretaria para ser doada a escolas, creches, hospitais e entidades de prestação de serviços filantrópicos cadastrados.
- Estamos realizando um levantamento para que sejam confeccionadas barracas padronizadas que serão oferecidas aos cuidadores para que comercializem parte da produção no próprio local de cultivo, isto é, ali mesmo na horta. Enquanto isso não é possível, na Feira de Bairro do IPS, por exemplo, dois cuidadores de hortas ali do bairro nos pediram e vamos atendê-los, disponibilizando duas barracas para que vendam seus produtos ali - contou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















