Notícia no detalhe
Agricultura convoca proprietários de terrenos
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca continua convocando proprietários de terrenos baldios para aderirem ao Programa Horta Comunitária. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, mesmo beneficiados com a isenção do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), poucos são os donos interessados em disponibilizar os imóveis para a instalação de unidades do programa. Além disso, desde o ano passado, algumas hortas foram extintas com o pedido de devolução de terrenos por seus proprietários. Ao todo, existem espalhadas no município 170 unidades de Horta Comunitária.
Também, de acordo com o secretário, existe a dificuldade de encontrar cuidadores para as hortas. Desde março, segundo Frederico, os supervisores de bairros e associações de moradores estão sendo procurados para ajudar na indicação de terrenos vazios e de pessoas que possam cuidar das hortas. Os proprietários e cuidadores interessados em aderir ao Programa Horta Comunitária devem fazer contato com a secretaria através dos telefones (22) 2732-4344 ou (22) 2732-6400.
- É importante destacar que apenas buscamos ocupar o terreno, evitando a proliferação de zoonoses causadas por roedores e insetos. Não existe ônus para o dono e sim bônus. O proprietário do terreno pode reaver o imóvel quando desejar. Ele nos concede uma autorização para a utilização do terreno e, em contrapartida, fica isento do pagamento do IPTU enquanto ali estiver instalada a unidade de Horta Comunitária - salientou o secretário.
Cuidadores - Os cuidadores são cadastrados no órgão e assumem o compromisso de manterem as hortas limpas, cercadas e com produção regular. Em contrapartida, recebem, mensalmente, uma cesta básica e complementam a renda familiar, consumindo ou comercializando 80% da produção da sua unidade. O restante é entregue à secretaria para ser doada a escolas, creches, hospitais e entidades de prestação de serviços filantrópicos cadastrados.
- Estamos realizando um levantamento para que sejam confeccionadas barracas padronizadas que serão oferecidas aos cuidadores para que comercializem parte da produção no próprio local de cultivo, isto é, ali mesmo na horta. Enquanto isso não é possível, na Feira de Bairro do IPS, por exemplo, dois cuidadores de hortas ali do bairro nos pediram e vamos atendê-los, disponibilizando duas barracas para que vendam seus produtos ali - contou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















