Um total de 276 jovens e adolescentes iniciou nesta segunda-feira (31), atividades na Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). O acolhimento dos novos matriculados por autoridades marca a retomada das atividades. São 120 novos matriculados na Guarda Mirim, 60 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e 92 no Programa Qualifica Jovem, em diferentes cursos de qualificação, como Barbeiro e Informática Básica.
As inscrições foram feitas no início deste mês de outubro, na sede da Fundação, totalizando 591 inscritos. Após as entrevistas sociais foram matriculados 276 adolescentes e jovens, que foram acolhidos hoje e os demais estão no cadastro reserva, conforme informa o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula. Ele adianta que durante o mês de novembro a FMIJ vai abrir novas inscrições para Esportes.
Nesta segunda-feira, a Fundação realizou a acolhida em dois turnos, haja vista que as atividades são realizadas na parte da manhã e da tarde para compatibilizar com o horário escolar dos jovens e adolescentes.
Na parte da manhã foram acolhidos os inscritos inseridos na Guarda Municipal, e nos cursos do Qualifica Jovem, que terão atividades no turno da manhã. Foram acolhidos os matriculados na Guarda Mirim e no Qualifica Jovem. Eles participaram do aprendizado da Ordem Unida e assistiram apresentação dos adolescentes e jovens do Grupo de Teatro Gota e tiveram lanche.
Na parte da tarde os novos inscritos na Fundação participaram da solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, participaram da atividade de Ordem Unida e assistiram apresentação dos adolescentes do Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A acolhida foi feita pelo Presidente da FMIJ, Fabiano de Paula e demais autoridades, a saber: o vice-presidente da Fundação, Leandro Castelo; o Comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino; a Diretora de Programas e Serviços da FMIJ, Carla Luiza Brito; o coordenador da Guarda Mirim, José Carlos Batista; o coordenador do Qualifica Jovem, Raphael Rosa Carreira; coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Cláudio Leite Gomes Junior, e o coordenador Esporte Cidadão, Felipe Mendonça Alves.
“Estamos retomando com cursos do Qualifica Jovem e com as atividades da Guarda Mirim. Programamos turmas durante a manhã e, também, à tarde, para que os alunos que estudam pela manhã tenham a oportunidade de participar das atividades aqui na Fundação na parte da tarde. Da mesma forma, aqueles que estudam na parte da tarde possam ter as atividades aqui pela manhã”, assegura o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, que pontua que no Programa Guarda Mirim os alunos recebem conhecimentos para a cidadania e ensinamentos que valem para à vida, como atividades físicas, noções de boas maneiras, defesa pessoal, ordem unida e noções de música.
A Diretora Carla Brito detalha que “o Programa Qualifica Jovem oferece cursos de qualificação com certificado para os alunos que concluírem o curso observando-se a carga horária mínima e com aprendizado verificado na atividade prática. Estamos disponibilizando para os jovens a oportunidade de qualificação para atividade profissional em Informática Básica e Barbeiro, contemplando adolescentes e jovens de ambos os sexos”, informa Carla Luiza Brito que anuncia:
“Estamos trabalhando para, agora em novembro, abrir inscrições para o Programa Esporte Cidadão. Vamos disponibilizar vagas para diversas modalidades, como Dança, Artes Marciais e Futevôlei”, finaliza a Diretora Carla Luiza.