Notícia no detalhe
Projeto Dignidade Menstrual da Seduct é elogiado pelo Ministério Público
Projeto foi apresentado pelo secretário de Educação, Marcelo Feres, e a representantes do Ministério Público Estadual (MP-RJ) e de órgãos da Administração Municipal
Em reunião on-line realizada na tarde desta segunda-feira (7), o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, apresentou o projeto Dignidade Menstrual para representantes do Ministério Público Estadual (MP-RJ) e de órgãos da Administração Pública Municipal. A promotora Maristela Naurath, da 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, elogiou o projeto, que será implantado na rede municipal de ensino a partir do ano letivo de 2023, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), beneficiando cerca de 10 mil adolescentes/mês com oferta de absorventes.
“O projeto da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) é bem resolutivo e já vai ser iniciado no próximo ano; boas ideias devem ser copiadas”, disse a promotora, lembrando que o Diário Oficial da União publicou, em 18 de março deste ano, a promulgação da Lei 14.214/2021, que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal.
Também participaram do encontro virtual o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; o médico e subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro; a assessora técnica da Seduct, Catia Mello; além de outros membros das três secretarias.
“O projeto Dignidade Menstrual visa à produção de absorventes por mulheres que cumprem pena no sistema prisional feminino de Campos dos Goytacazes para que sejam distribuídos para as adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino. Ou seja, as ações irão beneficiar as pessoas privadas de liberdade e, também, nossos estudantes das escolas municipais”, afirmou o secretário Marcelo.
De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, o projeto apresenta uma solução mais barata e viável, com melhor custo-benefício. “O custo de cada absorvente custa, em média, R$0,64 no mercado. Mas, para o nosso projeto custará em torno de R$0,17 a unidade”, explicou Cátia.
O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário de Educação assinaram o Termo de Cooperação Técnica com a SEAP para a implantação desse e de outros quatro projetos - Costurando Dignidade, Silenciar para Meditar, Semeando a Liberdade e Leitura que Liberta – no dia 12 de outubro, na ocasião da reabertura da Cidade da Criança Zilda Arns. A diretora do Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, Letícia Freitas Arêas, representou a Secretária Estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, na assinatura do Acordo de Cooperação.
“Todos esses projetos representam o fruto de um diálogo iniciado há alguns meses com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e que ganha corpo agora com todo apoio e incentivo do prefeito Wladimir. Ele tem demonstrado atenção especial às pessoas em vulnerabilidade social, bem como para os nossos alunos da rede municipal de ensino”, disse Marcelo.
Na ocasião, Letícia falou sobre o Acordo com o governo municipal. “Essa parceria se tornou viável porque a Prefeitura de Campos, a exemplo da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, acredita na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Projetos colaborativos como esses possibilitam o retorno desse público ao convívio familiar e colabora para construção de uma sociedade mais justa. Em breve, essas pessoas voltarão ao convívio social transformadas. Acreditamos que o trabalho edifica e o amor transforma”, afirmou a diretora do presídio feminino.
A secretária estadual de Administração Penitenciária e inspetora de polícia penal, Maria Rosa Nebel, e o chefe de gabinete, inspetor penal Rafael do Val, receberam o secretário de Educação, Marcelo Feres, para iniciar as tratativas no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro. “Essa parceria com a Secretaria de Educação de Campos é muito importante, porque vai se reverter em ações sociais em benefício da população carcerária e da sociedade em geral”, afirmou a inspetora.
Saiba mais AQUI: Secretaria de Educação e SEAP selam acordos para cinco projetos sociais
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















