Equipes de secretarias municipais estiveram, nesta sexta-feira (11), na Vila dos Pescadores, desenvolvendo uma ação no local que receberá, após o verão, as obras do Bairro Legal. A ação foi uma orientação do prefeito Wladimir Garotinho, para resolver problemas de alagamentos na localidade de Farol de São Tomé, que ocorrem em períodos longos de chuva, e para reafirmar, aos moradores, a realização da obra que será executada por meio de uma parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado. A previsão é que os trabalhos comecem em fevereiro do ano que vem.
“É uma forma de dar uma satisfação aos moradores da Vila dos Pescadores e explicar a demora para o início das obras. A ordem de serviço para a realização do Bairro Legal já foi dada, a empresa que executará os serviços já está com canteiro de obras na praia de Farol. Infelizmente, o terreno da Vila dos Pescadores é difícil, o solo muito comprometido e a empresa teve de investir mais tempo em sondagem e topografia, pois essa é uma obra que não pode começar errada, porque, depois, não tem como consertar. Também estamos em um período de muitas chuvas e vamos entrar no verão, com a praia muito movimentada. Esses fatores foram considerados e ficou decidido que o melhor para todos seria iniciar as obras depois do verão. A notícia boa é que formaremos uma força tarefa para dar suporte aos moradores nesse período e que todos podem se tranquilizar porque a obra não está abandonada nem foi esquecida, só não começou por uma questão de planejamento, pela necessidade um estudo mais aprofundado e por não estarmos em um momento propício para iniciar a obra em função das chuvas e do verão”, comentou o prefeito nesta quinta-feira (10), em vídeo direcionado aos moradores da Vila dos Pescadores, informando a ação desta sexta.
De fato, está prevista para ter início, dentro de três meses, a obra do Bairro Legal da Vila dos Pescadores. A data foi confirmada durante a intervenção no local, que reuniu, além dos representantes do governo municipal e moradores, o vereador Juninho Virgílio e engenheiro da Mecanorte, empresa responsável pelas obras, Rogério Assis. Ações paliativas foram implementadas no local e vão continuar até o efetivo início das melhorias na localidade, previsto para fevereiro.
Visando sanar a questão em alguns pontos de alagamentos, uma bomba está atendendo a comunidade desde quinta-feira (10), puxando a água dos locais mais baixos para áreas descampadas circunvizinhas. A medida facilita a vida dos moradores uma vez que a Vila dos Pescadores é situada em área muito baixa e com pontos de desníveis que, com chuvas fortes, chega a ilhar os moradores. Além da bomba que já atende a comunidade, uma outra será disponibilizada para eventual emergência, bem como um caminhão limpa-fossa.
“Com o lençol freático encharcado, a água não tem para onde escoar e resulta em ruas cheias de bolsões dágua. A solução são bombas de drenagem funcionando 24h”, explicou o técnico da Secretaria de Defesa Civil, Josimar Tavares.
Segundo o engenheiro da Mecanorte, a solução imediata se dá por meio de ações paliativas, até a intervenção com o início das obras que, segundo ele, “serão a solução definitiva dos problemas na comunidade”.
“A ordem de serviço para início das obras saiu em julho deste ano e, há três meses, eu e minha equipe estamos na praia do Farol realizando estudos topográficos, detectando pontos mais críticos e definindo locais onde serão construídas as cinco elevatórias para absorver as águas de chuva e acabar, de vez, com a água empoçada nas ruas, que serão totalmente pavimentadas. É muito importante ter essa oportunidade de discutir, junto aos moradores e o poder público, as melhores soluções para os problemas da localidade”, complementou Rogério Assis.
O secretário de Governo, Ângelo Rafael; o diretor de Obras e Infraestrutura, José Fernando Guedes Moço, e o vereador Juninho Virgílio, líder do governo na Câmara, participaram da intervenção na Vila dos Pescadores.
“Desde que o prefeito Wladimir encaminhou projeto para o Governo do Estado, no final do ano passado, estamos acompanhando e buscando soluções práticas para os problemas até o início das obras, agora definido para fevereiro. A empresa já está realizando levantamento de dados na Vila e, passando o período de chuvas, as obras entrarão em execução, realizando um sonho da população da Vila dos Pescadores e uma promessa do prefeito, de dar condições melhores aos moradores, com ruas calçadas, construção de cinco elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, declarou Juninho.
Morador da vila há 10 anos, o mecânico Felipe Ribeiro disse
que as obras serão um sonho para mais da metade das famílias da comunidade. “Moro há pouco tempo aqui, perto de quem vive na Vila dos
Pescadores desde o início de tudo e sente na pele os problemas com as águas de
chuva que juntam ao esgoto. Só queremos o mínimo para viver com dignidade e
agradeço muito pela sensibilidade do prefeito em enviar suas equipes para
levantar as necessidades da nossa vila. Se Deus quiser, teremos um bairro com
ruas calçadas, redes de água e esgoto, além de tranquilidade e saúde. Sabemos
que as ações hoje são para minimizar os problemas, mas estamos esperançosos e
muito ansiosos pelo início das obras”, declarou Felipe.