A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) entregou laboratórios de robótica em 75 escolas da rede municipal de ensino. Desse total, 47 foram entregues na última quinta-feira (10). De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Feres, por meio do Programa Lab Mais, foram adquiridos 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais.
“Já podemos ter mais esperança. Com essas ferramentas será possível eliminar as barreiras de aprendizagem dos nossos estudantes. Estamos em uma construção paulatina para avançar nesse processo. Isso representa o início da materialização da ciência e tecnologia na educação do município”, afirmou Marcelo.
Dentre as unidades contempladas estão: Centro Educacional 29 de Maio, CIEP Maestro Villa Lobos, CIEP Wilson Batista, EM Alberto Lamego (Poço Gordo), Anleifer Leite Fernandes, Branca Peçanha Ferreira, Claudia Almeida, Custódio Siqueira, Dr Getúlio Vargas, Farol de São Tomé, Francisco de Assis, Frederico Paes Barbosa, Gonçalo Francisco Nunes, Instituto Profissional São José, José Giró Faísca, Lídia leitão, Lions II, Manoel Coelho, Manoel Ribeiro Nascimento, Maria Lúcia, Nossa Senhora Aparecida, Professora Eunícia Ferreira da Silva, Professor Paulo Freire, Professora Carmem Silvia Carneiro, Sagrada Família, Santa Maria, Santa Terezinha e Sebastião Ribeiro de Deus.
“O trabalho nos laboratórios proporciona aos nossos alunos um novo olhar para os conteúdos dados. Essa ferramenta promove a aprendizagem, a autonomia, a criticidade e a criatividade do aluno, além de incentivar a troca de experiências, fazendo com que o aluno veja a escola como um ambiente lúdico e prazeroso”, opinou a professora Marta Magalhães, do 3° ano de escolaridade da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, localizada no Parque Santa Rosa.
O Lab Mais inclui, ainda, outras frentes de trabalho. A Seduct adquiriu mais 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender estão sendo distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos.
A professora de suporte pedagógico da mesma unidade no Parque Santa Rosa, Thereza Cristina Carvalho, também falou sobre a novidade. “O laboratório tem sido excelente apoio para nossas aulas práticas possibilitando que os alunos vivenciem o que aprenderam em sala de aula. Está transformando a aprendizagem e melhorando a qualidade de ensino da escola”, disse.
Segundo Marcelo, implantar a ciência e a tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino é parte das metas previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado pela Secretaria no ano passado. O PAE tem metas estabelecidas para serem executadas até o final de 2024. Muitas delas já estão sendo cumpridas e visam ao letramento digital dos estudantes até o 5º ano de escolaridade e à inovação tecnológica na rede.
Para a coordenadora de Tecnologias e Mídias Digitais da Secretaria, Anna Karina Vieira, as tecnologias quando usadas na aprendizagem oportunizam novas formas de assimilação dos conteúdos, "proporcionando aos educandos serem protagonistas do próprio aprendizado, conduzindo o conhecimento de maneira a se adaptar melhor às próprias necessidades. Além disso, estimulam a inclusão através do trabalho colaborativo, do compartilhamento de ideias e atitudes”, concluiu.