A 7ª edição do Programa Morar com Saúde aconteceu no condomínio Oswaldo Gregório, na Chatuba, e, assim como as anteriores, foi muito elogiada pela população que foi assistida com serviços nas áreas da saúde, assistência social e de lazer. O prefeito Wladimir Garotinho acompanhou as ações, percorrendo os estandes, conversando com os moradores, colaboradores e servidores, além de plantar um ipê rosa em uma das ruas do local e se comprometeu em criar uma área de lazer para as crianças do condomínio.
O Morar com Saúde foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. “Muitas dessas pessoas não têm acesso aos serviços de saúde, de assistência, de cuidado com as pessoas. Em toda edição que eu vou sempre tem coisa nova, diferente, novidades para a população. É só elogio. O programa é muito bom e a gente é sempre cobrado na rua dessa proximidade com o povo. Digo sempre e repito que enquanto eu for prefeito vou manter essa proximidade com o povo. O Morar com Saúde é apenas um dos nossos programas. Temos também o Mais Social, o Esporte é Vida e, esse é o sentido de estar no poder público”, ressaltou, Wladimir, que acrescentou:
“Aproximar das pessoas, atender as demandas, cuidar do que importa para as pessoas no dia a dia. Ser prefeito não é fazer coisas mirabolantes, é cuidar das pessoas, das coisas que as afligem diariamente. Ontem, por exemplo, estava na entrega do Cartão Goitacá, a maior entrega até agora (1.117 beneficiários), e a próxima vai passar de 2 mil, segundo o secretário, e assim, completarmos nosso compromisso de 10 mil beneficiários esse ano. Então, é isso que as pessoas precisam: cuidado, carinho e atenção. E paralelo a isso, vamos trabalhando outras frentes de serviço que a cidade precisa para se desenvolver”, disse.
No condomínio Oswaldo Gregório, as ruas têm nomes de árvores nativas do Brasil. Muito participativo nos eventos, Wladimir plantou uma muda de Ipê Rosa no logradouro que tem o nome da planta. Também assistiu o grupo “Só quem tem raiz”, formado por meninas do condomínio, coreografar o hino Deserto, além de cantar com Adriely da Silva Leal. Dessa vez a canção escolhida foi “Não Pare”, da cantora Midian Lima. Ainda teve tempo para jogar altinha com a criançada e o líder comunitário, John da Chatuba.
“Estamos ouvindo aqui muitas demandas relativas à área de lazer para as crianças e vamos dar um jeito de fazer o mais breve possível”, declarou Wladimir. O prefeito também falou sobre a continuidade do programa que visa atender todos os conjuntos habitacionais do município, que soma 19 condomínios do Morar Feliz, beneficiando mais de 40 mil pessoas, a maioria deles construídos no período em que Rosinha Garotinho esteve a frente da Prefeitura de Campos e do Governo do Estado.
“O programa não vai parar. Depois que visitar todos os conjuntos habitacionais, ele voltará de novo onde já passou. Esse programa veio para ficar, para dar atenção a todos vocês porque é isso que vocês precisam. O poder público tem que estar perto do povo. Não adianta fazer nada, se o povo não estiver feliz. Campos vive hoje um clima diferente. A cidade voltou a movimentar, ter obra, ter saúde, ter esperança e a ter confiança na prefeitura. E, se Deus quiser, vai ser assim enquanto for prefeito dessa cidade”, declarou.
A idealizadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, falou sobre a surpreendente adesão da população e também das secretarias afins e parceiros ao programa. “Esse é um projeto pioneiro, novo. E tudo que é novo, assusta, mas estou muito impressionada de como a população e as secretarias afins receberam o projeto que a cada edição cresce mais”, disse. Ela ressaltou que os trabalhos começam sempre 30 dias antes do grande dia.
“A gente está há um mês aqui, conscientizando, chamando as pessoas para o dia de hoje, mas nesse tempo a Defesa Civil já limpou o valão, o CCZ já fez o trabalho de visita e conscientização, inclusive de combate e contenção de carrapatos, pois aqui tem muitos carroceiros, ou seja, então é um conjunto de ações que entram para cuidar das pessoas e, esse cuidado é o bem estar”, ressaltou Linda Mara.
Essa edição do Morar com Saúde, além dos já tradicionais serviços, como, atendimento com clínico geral, pediatra, oftalmologista, assistência odontológica, farmacêutica e vacinação, também contou com consultas com urologista, uma forma de trazer para o evento a conscientização sobre o câncer de próstata, por meio do Novembro Azul. Também que teve a estreia dos serviços do Núcleo de Controle e Avaliação, com agendamento de exames, incluindo PSA para homens, Laboratório Plínio Bacelar, com coleta de exame de sangue, da Secretaria Municipal de Transparência e Controle, e do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) marcou presença com plantio de árvores nas ruas do condomínio.
“Excelente serviço. A comunidade precisa disso. Passei por vários serviços, incluindo consulta com urologista. Alguns homens têm preconceito de ir ao médico, mas é necessário cuidar da saúde. Peço a todos os homens que tem esse preconceito, que façam o exame que é muito importante para a saúde dele mesmo. Existe o incômodo, mas muito pouco perto da saúde, da vida da gente”, disse Paulo Roberto de Assis, de 57 anos, que também foi assistido com o serviço de oftalmologia.