Notícia no detalhe
Via Arthur Bernardes entra agora na fase de urbanização
As obras de infra-estrutura do segundo trecho da via perimetral Arthur Bernardes, como adutoras de água potável, galerias de drenagem de água e galeria de coleta de esgoto com elevatórias, já estão prontas. O projeto representa investimentos de R$ 48 milhões e emprega, no momento, 195 pessoas. Cerca de 70% das obras de pavimentação estão em andamento, com 15 centímetros de espessura de camada asfáltica.
A construtora responsável pela construção da via, a ARG, executa as obras de urbanização numa extensão de cerca de três quilômetros, entre a rua Visconde do Itaboraí e avenida 28 de Março. Na medida em que as obras de urbanização começam a avançar, todas as ligações das fossas dos bairros cortados pela Arthur Bernandes vão ser ligadas no novo sistema de coleta de esgoto, que põe fim ao mal cheiro e riscos de doenças.
De acordo com o engenheiro civil da construtora, Lucas Cezar Borchio, as obras de infra-estrutura foram realizadas na Arthur Bernardes, inclusive, nas ruas adjacentes do Parque Alphaville, na região de formação de bacias que, em ocasiões de chuvas intensas, alagavam. A previsão da empresa é de que as obras fiquem prontas até o fim de maio.
- Agora, na fase de urbanização, as obras compreendem a construção do canteiro central, ciclovia, colocação de meio-fios, rede elétrica subterrânea para a iluminação pública, asfaltamento, e construção de calçadas. Já foram construídos 200 metros de pavimentação asfáltica da pista esquerda (sentido 28 de Março-Trevo do Indio) entre a rua Antônio Manoel e a rua Murilo Martins, nas proximidades da rua João Maria. Temos outro trecho também pavimentado de cerca de 100 metros próximos, entre João Maria e Visconde de Itaboraí - detalha Lucas Borchio.
Obras para durar - No local foi usada tecnologia de ponta, jamais aplicada em Campos. Para construção das galerias foram utilizados guindastes e bate-estacas para a construção de um canal que, devido as condições do solo de consistência pastosa (barro e água), foi construído uma base de concreto para assentamento das galerias, com manilhas de diâmetros que variaram entre 600mm e 120mm. Na preparação de base e sub base foram contruídas camadas (1,20cm) de bloqueio (areia), reforço de bloqueio com três camadas de 20cm de materiais de jazidas, 15cm de cascalho misturado com areia e 15cm de brita zero com brita 1 e pó-de-pedra, tudo compactado com água e rolo compressor de alto impacto. A camada de asfalto mede 15cm de espessura.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















