Notícia no detalhe
Via Arthur Bernardes entra agora na fase de urbanização
As obras de infra-estrutura do segundo trecho da via perimetral Arthur Bernardes, como adutoras de água potável, galerias de drenagem de água e galeria de coleta de esgoto com elevatórias, já estão prontas. O projeto representa investimentos de R$ 48 milhões e emprega, no momento, 195 pessoas. Cerca de 70% das obras de pavimentação estão em andamento, com 15 centímetros de espessura de camada asfáltica.
A construtora responsável pela construção da via, a ARG, executa as obras de urbanização numa extensão de cerca de três quilômetros, entre a rua Visconde do Itaboraí e avenida 28 de Março. Na medida em que as obras de urbanização começam a avançar, todas as ligações das fossas dos bairros cortados pela Arthur Bernandes vão ser ligadas no novo sistema de coleta de esgoto, que põe fim ao mal cheiro e riscos de doenças.
De acordo com o engenheiro civil da construtora, Lucas Cezar Borchio, as obras de infra-estrutura foram realizadas na Arthur Bernardes, inclusive, nas ruas adjacentes do Parque Alphaville, na região de formação de bacias que, em ocasiões de chuvas intensas, alagavam. A previsão da empresa é de que as obras fiquem prontas até o fim de maio.
- Agora, na fase de urbanização, as obras compreendem a construção do canteiro central, ciclovia, colocação de meio-fios, rede elétrica subterrânea para a iluminação pública, asfaltamento, e construção de calçadas. Já foram construídos 200 metros de pavimentação asfáltica da pista esquerda (sentido 28 de Março-Trevo do Indio) entre a rua Antônio Manoel e a rua Murilo Martins, nas proximidades da rua João Maria. Temos outro trecho também pavimentado de cerca de 100 metros próximos, entre João Maria e Visconde de Itaboraí - detalha Lucas Borchio.
Obras para durar - No local foi usada tecnologia de ponta, jamais aplicada em Campos. Para construção das galerias foram utilizados guindastes e bate-estacas para a construção de um canal que, devido as condições do solo de consistência pastosa (barro e água), foi construído uma base de concreto para assentamento das galerias, com manilhas de diâmetros que variaram entre 600mm e 120mm. Na preparação de base e sub base foram contruídas camadas (1,20cm) de bloqueio (areia), reforço de bloqueio com três camadas de 20cm de materiais de jazidas, 15cm de cascalho misturado com areia e 15cm de brita zero com brita 1 e pó-de-pedra, tudo compactado com água e rolo compressor de alto impacto. A camada de asfalto mede 15cm de espessura.
Últimas Notícias adicionadas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro