Notícia no detalhe
Via Arthur Bernardes entra agora na fase de urbanização
As obras de infra-estrutura do segundo trecho da via perimetral Arthur Bernardes, como adutoras de água potável, galerias de drenagem de água e galeria de coleta de esgoto com elevatórias, já estão prontas. O projeto representa investimentos de R$ 48 milhões e emprega, no momento, 195 pessoas. Cerca de 70% das obras de pavimentação estão em andamento, com 15 centímetros de espessura de camada asfáltica.
A construtora responsável pela construção da via, a ARG, executa as obras de urbanização numa extensão de cerca de três quilômetros, entre a rua Visconde do Itaboraí e avenida 28 de Março. Na medida em que as obras de urbanização começam a avançar, todas as ligações das fossas dos bairros cortados pela Arthur Bernandes vão ser ligadas no novo sistema de coleta de esgoto, que põe fim ao mal cheiro e riscos de doenças.
De acordo com o engenheiro civil da construtora, Lucas Cezar Borchio, as obras de infra-estrutura foram realizadas na Arthur Bernardes, inclusive, nas ruas adjacentes do Parque Alphaville, na região de formação de bacias que, em ocasiões de chuvas intensas, alagavam. A previsão da empresa é de que as obras fiquem prontas até o fim de maio.
- Agora, na fase de urbanização, as obras compreendem a construção do canteiro central, ciclovia, colocação de meio-fios, rede elétrica subterrânea para a iluminação pública, asfaltamento, e construção de calçadas. Já foram construídos 200 metros de pavimentação asfáltica da pista esquerda (sentido 28 de Março-Trevo do Indio) entre a rua Antônio Manoel e a rua Murilo Martins, nas proximidades da rua João Maria. Temos outro trecho também pavimentado de cerca de 100 metros próximos, entre João Maria e Visconde de Itaboraí - detalha Lucas Borchio.
Obras para durar - No local foi usada tecnologia de ponta, jamais aplicada em Campos. Para construção das galerias foram utilizados guindastes e bate-estacas para a construção de um canal que, devido as condições do solo de consistência pastosa (barro e água), foi construído uma base de concreto para assentamento das galerias, com manilhas de diâmetros que variaram entre 600mm e 120mm. Na preparação de base e sub base foram contruídas camadas (1,20cm) de bloqueio (areia), reforço de bloqueio com três camadas de 20cm de materiais de jazidas, 15cm de cascalho misturado com areia e 15cm de brita zero com brita 1 e pó-de-pedra, tudo compactado com água e rolo compressor de alto impacto. A camada de asfalto mede 15cm de espessura.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira