Notícia no detalhe
Projeto de horta na escola tem apoio dos estudantes
Em meio a canteiros de couve, rabanete, alface, berinjela, pimentão e cebolinha verde, os pequenos Ana Beatriz Vellemen, 8 anos, Marcos Gabriel da Silva Bueno, 7, e Jamile Vitória, 7, observam as hortaliças. Eles são apenas três dos 240 alunos que plantam, regam e colhem na horta implantada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca, no Ciep Municipalizado Maestro Villa Lobos. Além da escola, localizada no Parque São José, outras 10 unidades da rede pública municipal de Educação contam com o projeto, uma extensão do Programa Horta Comunitária.
O objetivo, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, é promover a integração entre os alunos, complementar o processo educacional, oferecer terapia ocupacional a crianças e jovens e contribuir para a merenda escolar. Todas as hortaliças são cultivadas sem agrotóxico. Sementes, mudas e adubos são oferecidos pela secretaria, além do apoio técnico.
- Os diretores solicitam a horta e nossa equipe vai até o local para verificar as condições e começar a implantação. Toda a produção fica para a escola, que utiliza verduras e legumes cultivadas sem agrotóxico em sua merenda. Caso haja sobra, a direção pode fazer a distribuição na comunidade, entre os pais dos alunos e seus funcionários - informou Frederico.
Jamile ganhou um dos cerca de 300 pés de alface colhidos no começo do mês de maio no Ciep. A menina, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, não só passou a comer hortaliças como também montou sua própria horta. “Não é igual a daqui da escola, mas fiz uma em casa também”, contou a aluna.
Para a diretora da unidade, Sônia Patrícia Rabelo Cortes, é visível o contentamento e a satisfação das crianças em acompanhar a produção das hortaliças. O contato com a terra, segundo ela, estimula os alunos a comerem com prazer alimentos que são, muitas vezes, excluídos do gosto dos pequenos.
- E isso é muito bom. Na última colheita de alface, eles fizeram questão de trazer as bacias e entregar as folhas na cozinha. Era uma felicidade só. E, além de se alimentarem do que plantaram e colheram, eles levaram pra casa e falavam com orgulho que a hortaliça era da horta da escola - contou a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 11:50:06 Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
- 02/05/2026 11:06:28 Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
- 02/05/2026 10:48:32 Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Fundecam orienta sobre documentação e critérios para acesso ao crédito
0205 11h06Idosos terão programação especial pelo Dia das Mães no mês de maio
0205 10h48Seduct aprimora planejamento e distribuição de materiais e insumos
0205 09h43Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















