Notícia no detalhe
Projeto de horta na escola tem apoio dos estudantes
Em meio a canteiros de couve, rabanete, alface, berinjela, pimentão e cebolinha verde, os pequenos Ana Beatriz Vellemen, 8 anos, Marcos Gabriel da Silva Bueno, 7, e Jamile Vitória, 7, observam as hortaliças. Eles são apenas três dos 240 alunos que plantam, regam e colhem na horta implantada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca, no Ciep Municipalizado Maestro Villa Lobos. Além da escola, localizada no Parque São José, outras 10 unidades da rede pública municipal de Educação contam com o projeto, uma extensão do Programa Horta Comunitária.
O objetivo, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, é promover a integração entre os alunos, complementar o processo educacional, oferecer terapia ocupacional a crianças e jovens e contribuir para a merenda escolar. Todas as hortaliças são cultivadas sem agrotóxico. Sementes, mudas e adubos são oferecidos pela secretaria, além do apoio técnico.
- Os diretores solicitam a horta e nossa equipe vai até o local para verificar as condições e começar a implantação. Toda a produção fica para a escola, que utiliza verduras e legumes cultivadas sem agrotóxico em sua merenda. Caso haja sobra, a direção pode fazer a distribuição na comunidade, entre os pais dos alunos e seus funcionários - informou Frederico.
Jamile ganhou um dos cerca de 300 pés de alface colhidos no começo do mês de maio no Ciep. A menina, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, não só passou a comer hortaliças como também montou sua própria horta. “Não é igual a daqui da escola, mas fiz uma em casa também”, contou a aluna.
Para a diretora da unidade, Sônia Patrícia Rabelo Cortes, é visível o contentamento e a satisfação das crianças em acompanhar a produção das hortaliças. O contato com a terra, segundo ela, estimula os alunos a comerem com prazer alimentos que são, muitas vezes, excluídos do gosto dos pequenos.
- E isso é muito bom. Na última colheita de alface, eles fizeram questão de trazer as bacias e entregar as folhas na cozinha. Era uma felicidade só. E, além de se alimentarem do que plantaram e colheram, eles levaram pra casa e falavam com orgulho que a hortaliça era da horta da escola - contou a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira