Este ano, 231 bebês no município foram submetidos à cirurgia para liberação do frênulo lingual (frenotomia), que é realizada em crianças que nascem com a chamada “língua presa” (Anquiloglossia). O procedimento é oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, que administra o programa Portas Abertas. O programa presta atendimento a gestantes com o serviço de Odontologia no Pré-natal e Odontologia para Bebês nos primeiros 1000 dias de vida (24 meses).
Com apenas dois meses de vida, Davi Lucas foi um dos recém-nascidos que passou pela intervenção cirúrgica efetuada pela equipe de odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Saúde, prédio anexo ao da secretaria. A mãe do bebê Glayce Kelly Abreu Rosário, 24 anos, disse que ficou sabendo que o filho iria precisar fazer a cirurgia após a realização do teste da linguinha na Cidade da Criança.
“Já saí do hospital onde ele nasceu com o encaminhamento para a Cidade da Criança e lá verificaram a necessidade de realização da cirurgia”, contou Glayce, ressaltando que o agendamento para o procedimento foi bem rápido. “A equipe que me atendeu é muito atenciosa. Correu tudo bem na cirurgia”, afirmou a mãe.
O supervisor da Odontopediatria do CEO, Leonardo Moço, afirmou que a Cidade da Criança é referência no município para a realização do teste da linguinha, do pezinho e também da orelhinha. Já a cirurgia de frenotomia, caso seja indicada, é referenciada para o Centro de Saúde e agendada para as quartas e/ou quintas-feiras e no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2), antiga Apic, às segundas, quartas e sextas-feiras, contando cada unidade com três odontopediatras.
“A cirurgia é indicada para crianças que apresentam diagnóstico de encurtamento do freio lingual. Desta forma, as mesmas podem apresentar dificuldade para se alimentar corretamente no peito, atrapalhando a sucção durante a amamentação. Isso faz com que o bebê não ganhe peso corretamente, gerando desconforto para mãe e criança e problemas na introdução alimentar. Em outras fases da vida podemos ter interferência na forma de comer, falar, dentre outros problemas”, explicou Leonardo.
Ele disse ainda que o teste da linguinha tornou-se obrigatório, por meio da Lei Federal nº 13.002 de junho de 2014. O teste deve ser feito, preferencialmente, no primeiro mês de vida do bebê, mas pode ser realizado até os 6 meses.
Segundo o diretor do Departamento Odontológico, José Luiz Oliveira, Campos é um dos poucos municípios que oferece um serviço de referência como o da cirurgia de frenotomia. “Nossos dentistas são altamente capacitados. Alguns fizeram curso em São Paulo e também já tivemos a presença de profissionais paulistas em nossa cidade para treinamento dos profissionais”.