Graças à parceria firmada pela Prefeitura de Campos com o Governo do Estado, cerca de 80 artesãos foram contemplados nesta terça-feira (29) com a Carteira de Artesão, documento oficial, reconhecido nacionalmente e que oferece diversos benefícios, como acesso à linha especial de microcrédito; abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso à loja itinerante promovida pelo governo do Estado, dentre outros. A solenidade de entrega das carteiras foi realizada no auditório da Prefeitura com as participações de gestores da Prefeitura e do Governo do Estado.
A artesã Elci Borges Cabeço Silva, paulista radicada em Campos há sete anos, atua no ofício de artesã há 34 anos e não conseguiu conter a emoção durante a solenidade. Ela relata que, durante muitos anos, tentou obter o documento e não conseguiu, nem nem nas cidades onde atuou como artesão em diversas capitais do Brasil, mas obteve em Campos, para onde veio para cuidar de sua mãe idosa.
“Estou muito emocionada. Sou artesã há 34 anos e jamais esperava conseguir aqui a Carteira de Artesão. Trabalho com buril (instrumento de arte milenar que grafa em metal) como peças de ouro, prata, latão, cobre e alumínio) e, durante muitos anos, tentei obter a Carteira de Artesão em diferentes estados, como São Paulo, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre e Fortaleza, mas não consegui. Em Campos encontrei apoio do pessoal da Economia Solidária e aqui estou, realizando meu sonho e integrando a Rede de Artesãos de Campos, com muito orgulho. Sou conhecida pela arte do macromê, mas gostaria de ser reconhecida como artesão do buril, uma arte milenar que teve início com Moisés, no antigo Egito”, completou.
As carteiras foram entregues pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Felipe Knust; pela Coordenadora do Programa Economia Solidária, Katia Couto; o Coordenador do Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo, Marcel de Vasconcelos Silva e da Coordenadora de Termo Religioso da Secretaria de Turismo do Estado, Natcha Dias.
O Secretário Felipe Knust falou sobre a importância da obtenção do documento:
“Me sinto feliz com esse momento, porque é resultado do trabalho que a secretaria desenvolve em parceria com diversos órgãos, como é o caso da Secretaria de Turismo do Estado. A carteira é resultante do cadastro que viabilizamos dos artesãos com apoio da Secretaria de Turismo do Estado, junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que tem o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal”, destaca Knust.
Marcel de Vasconcelos, coordenador do Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo, ressalta:
“São muitos os benefícios para o artesão portador da carteira, como acesso à Loja Itinerante que montamos sobre uma van que percorre cidades com grandes eventos, com oportunidade de os artesãos comercializarem seus trabalhos. Além disso, eles podem ter acesso à linha de crédito especial na AG-Rio (Agenda de Fomento do Estado do RJ), possibilidades de cursos para aprimoramento de diferentes técnicas, divulgação das peças no Programa Artesanato em Movimento, em site e rede social da Secretaria e, ainda, descontos em estabelecimentos fornecedores de insumos”, finalizou Marcel.