Dezesseis alunos do Ciep Arnaldo Rosa Viana, do Parque Aurora, receberam nesta terça-feira (29) certificados de participação dos Clubes de Ciências, que englobam três projetos desenvolvidos na escola. Um deles, o “Jardim de Polinizadores”, conta com a parceria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) através do projeto Escola Parceira da Uenf. Já os projetos “Tem uma Farmácia no meu Quintal” e “Plásticos ecologicamente Corretos de Batata e Leite”, fazem parte do Programa Mais Ciência na Escola, realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A solenidade marcou a culminância dos trabalhos.
Participaram do evento a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a Coordenadora do Mais Ciência na Escola, Carla Salles; a Coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, e a Coordenadora do Projeto Jardins de Polinizadores da Uenf, Maria Cristina Gaglione. Carla Salles explicou que os alunos participantes do projeto recebem uma bolsa de R$ 160,00. “Os projetos dão aos alunos a oportunidade de vivenciar e fazer experiência com a Ciência em um maior envolvimento. Ressalto também o trabalho de equipe, a troca de aprendizado e de experiência onde todos ganham”, disse.
Já Maria Cristina explicou que o projeto é financiado pelo CNPQ e desenvolvido em parceria com o município. As atividades são realizadas com alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, no contra turno e eles recebem uma bolsa no valor de R$ 100,00. “Essa escola foi escolhida por ter um histórico de período integral e já tinha uma estrutura para receber o projeto. Nosso objetivo é que outras escolas se interessem para que possamos ampliar o clube”, afirmou a coordenadora.
Suzana da Hora disse que através dos projetos foi possível constatar a interação da Universidade com a Rede Municipal, envolvendo os programas Mais Ciência e Mais Ciência na Escola. “Temos o resultado do trabalho conjunto dos nossos alunos e professores em consonância com professores e alunos da Uenf. Isso enriquece o dia a dia e gera uma perspectiva de valorização da ciência pela sociedade, sobretudo os nossos estudantes da rede”, contou Suzana.
Leonora Tinoco, ressaltou o envolvimento dos alunos nos projetos de iniciação científica. “Além do conhecimento que adquirem, também desenvolvem a responsabilidade e o comprometimento de conduzirem o projeto na escola. Essa integração universidade-escola permite ampliar esse conhecimento, enriquecendo a formação desses alunos e estimulando o interesse pela pesquisa científica”, acrescentou Eleonora.
Aluna do sexto ano, Karla Isabel Carvalho, disse que o projeto foi importante para aprender a cuidar das plantas e perder o medo de abelhas. “Eu tinha pavor e, agora, não tenho mais. Através do projeto, descobri que há várias espécies de abelhas e isso me ajudou a perder o medo. Além disso, aprendi também a cuidar das plantas. Eu já gostava de mexer com plantas e aprendi várias coisas, pois, toda semana tem uma atividade diferente”, resume a aluna.
Cursando Licenciatura em Biologia na Uenf, a estudante Luiza Lopes Carvalho, é monitora do projeto de Polinizadores. “Foi uma experiência fantástica. Me ajudou muito a ter certeza do que eu queria, além de ter a oportunidade trabalhar com a docência”, fala Luiza. Mãe de dois alunos do Ciep Arnaldo Rosa Viana, Silvana Soares conta que os projetos ajudaram as filhas na socialização e no gosto pela leitura. “Elas fizeram mais amigos e passaram a se interessar mais pelos livros, sem contar que se tornaram mais independentes e participativas”, finaliza a mãe.