O balanço do 4º Festival Gastronômico de Campos, realizado entre 16 e 27 de novembro, foi apresentado na noite desta quinta-feira (1º) por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; SEBRAE-RJ e Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), que organizaram o evento. A apresentação do balanço com a indicação dos restaurantes vencedores do 1º ao 3º lugar foi realizada no Restaurante Secreto, na Rua Saldanha Marinho, em frente ao Jardim São Benedito, no Centro, reunindo proprietários, gerentes e chefes de 30 restaurantes que participaram do evento.
Empresários e organizadores agradeceram o patrocínio do Sicoob Fluminense e classificaram o 4º Festival como bastante positivo e com a venda estimada entre seis e sete mil pratos especiais comercializados. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust; o Diretor de Indústria e Comércio da secretaria, Tarcísio Viana; o presidente da CDL, Edvar Junior, e o Coordenador Regional do SEBRAE-RJ, Guilherme Reche, além de premiar os restaurantes e clientes vencedores fizeram considerações sobre o Festival e apresentaram sugestões para aprimorar a próxima edição, haja vista que o evento ganhou alcance estadual.
RESTAURANTES ELEITOS EM 1º, 2º e 3º LUGARES
Os restaurantes eleitos foram, respectivamente, Restaurante Secreto; Restaurante Jeitinho de Minas e o Restaurante Antônio. Os proprietários e gerentes receberam prêmios das mãos dos organizadores e do coordenador regional do SEBRAE-RJ, Guilherme Reche e cada um ganhou um voucher Empretec (Programa de Qualificação do Sebrae), que assegura aos vencedores um Curso de Empreendedorismo, sem ônus.
A proprietária do Restaurante Secreto, Lívia Enes, não escondeu a satisfação por ter recebido o prêmio de 1º lugar. Ela dividiu o mérito ao valorizar sua equipe de colaboradores e classificou o Festival Gastronômico como estimulador. “O Secreto completou seis anos na semana passada e estou muito feliz por recebermos esse prêmio que veio como presente de aniversário. Durante o Festival, assim como sempre, procuramos fazer o melhor. Vejo em tudo uma oportunidade de aprender e crescer. Ousamos durante o Rock In Rio e abrimos o Secreto lá, foi uma grande experiência. Acreditei muito no Festival e agradecemos a Prefeitura por ter criado e manter o evento. Acreditamos, trabalhamos, vencemos e continuaremos trabalhando, aprimorando, para que no Festival do ano que vem possamos surpreender melhor ainda mais nossa clientela”, diz Lívia Enes.
ORGANIZADORES MOSTRARAM NÚMEROS RELEVANTES
O secretário Felipe Knust destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, SEBRAE-RJ e CDL para promover o Festival e o desenvolvimento do setor produtivo. “Trabalhamos na contramão das dificuldades que o setor produtivo ainda enfrenta decorrente da pandemia, mas unidos, com a força das parcerias, temos construído um caminho de vitórias. Tivemos a participação valiosa, por exemplo, da CDL e do Sebrae na elaboração do planejamento do Festival, que resultou na produção do material gráfico para os restaurantes; no plano de mídia que contou com veiculação da publicidade do evento em todo Estado, por meio do Jornal O Dia e de O Globo”, pontou Knust.
O diretor Tarcísio Viana destacou a importância da qualificação, do empreendedorismo e do papel da mídia. “Tivemos a participação de 30 restaurantes e é relevante observarmos a preocupação com a qualificação e é importante que, daqui para a frente, a busca pela expertise seja uma constante para que o nível do Festival alcance o status de Festival Gastronômico Estadual. A publicidade nos jornais comunicou o Festival para cerca de 143 mil pessoas e as mídias sociais do evento alcançou 40 mil pessoas”, informou.
O Coordenador Regional do SEBRAE-RJ, Guilherme Reche, destacou que a institrutição tem participado ativamente no processo de qualificação. “Temos prazer em participar ativamente nas parcerias com nossas expertises no planejamento. Temos prazer em contribuir para que os empresários e colaboradores evoluam no segmento da gastronomia. Temos conversado com alguns atores do setor para integrar a gastronomia ao turismo e a qualificação constante é primordial para evoluir”, ensinou Guilherme Reche.
O presidente da CDL afirmou que a entidade é aberta às parcerias que promovem o desenvolvimento: “A CDL sempre está disposta a apoiar e participar de parcerias para fazer o setor produtivo avançar. Temos na entidade, assessoria jurídica, assessoria contábil e espaço para debater propostas e realizar eventos como workshops a favor de todos os segmentos que buscam o desenvolvimento”, anunciou Edvar Chagas Junior.
CLIENTES RECEBERAM VOUCHERS DE R$300,00
Um total de 10 clientes dos restaurantes participantes do Festival foram sorteados. Eles receberam vouchers de R$ 300,00 entregues pelos organizadores do evento. Edvar Junior fez a entrega do voucher para a primeira cliente sorteada, Angela Barros, que no Festival consumiu no Pizza Bus. “Assim como a ela, cada cliente sorteado poderá utilizar o voucher para consumo nos respectivos restaurantes onde participaram e foram sorteados”, explicou Edvar Freitas.