Notícia no detalhe
Fundação Zumbi e Liceu realizam “Uma Noite na Senzala II”
Através da parceria entre a Fundação Zumbi dos Palmares e o Liceu de Humanidades, estará acontecendo amanhã (sexta-feira, 27) e sábado (28), a partir das 18h30, na própria escola, o evento denominado “Uma Noite na Senzala II”. O encontro contará com palestra, exposição, apresentações de capoeira, jongo e maculelê, tendo à disposição do público para comercialização, comidas típicas apresentadas em barracas com as pessoas vestidas à caráter.
    
O representante da Associação de Cultura Brasileira de Arte Caymã Capoeira e, também, responsável por mais esta edição, Ioclébio Valério Pereira, o  mestre Peixinho, estima que cerca de duas mil pessoas participem do evento, levando-se em conta o que foi realizado ano passado.
    
- Este ano, creio que poderemos contar com um número até mesmo mais expressivo, já que fizemos convites entre os universitários da cidade, bem como os estudantes das redes públicas municipal e estadual e convidamos a comunidade em geral para que participem, já que a entrada é gratuita e a intenção é de difundir mais um pouco a história de nosso município - confirmou o realizador.
    
Programação - O professor Celso Luis Maciel Porto proferirá palestra, logo após a abertura oficial, marcada para às 18h30 desta sexta-feira (27), sob o tema “A História do Liceu”. Concomitantemente, no hall de entrada estará sendo exposto um acervo contendo peças históricas retratando o período dos escravos no Brasil, onde tronco, algemas e outros instrumentos serviam para punir os mesmos. A seguir, ocorrerá as apresentações de capoeira pelo mestre Peixinho e seus alunos, cerca de 130, na faixa etária dos 9 aos 65 anos, onde alunos com necessidades especiais entre os 10 e 16 anos darão um toque especial à noite. 
    
A associação, que existe há seis anos e que tem sede nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e, também, no Japão, conta com alunos das mais diferentes idades e que estarão presentes neste evento. No primeiro dia de realização desse encontro cultural, o jongo e o maculelê serão mostrados ao público, através dos 22 alunos do professor Totinho. No pátio, barracas caracterizadas, estarão vendendo comestíveis encontrados à época da escravidão como pés-de-moleques, cocadas e alimentos de origem africana como acarajé, vatapá e caruru.
    
No dia 28 (sábado), mais uma vez o grupo do mestre Peixinho se apresentará aos campistas, desta feita na Praça São Salvador, a partir das 9h, finalizando as atividades relacionadas ao “Uma Noite na Senzala II”.
- Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
- 31/10/2025 10:08:07 Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
3110 08h31Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos

















