Notícia no detalhe
Prevenção gera crianças e adolescentes mais saudáveis
Graças à política de cunho preventivo adotada pelo governo municipal, milhares de crianças estão tendo uma vida mais saudável em Campos. Isso se deve ao fato da prefeitura ter implantado novas vacinas no calendário municipal de vacinação, além de continuar ofertando as já preconizadas pelo Ministério da Saúde, com base no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Preocupado em implantar uma política de vacinação em massa contra diferentes patologias, o município lançou, em 2009, um portfólio de novas vacinas, através da incorporação das doses da Pneumocócica Conjugada 7-valente e 13-valente; vacina contra a varicela (catapora), contra hepatite A e contra o papiloma vírus humano (HPV), que já mostram importantes resultados práticos, como a redução dos casos de meningite por pneumococos, bem como o bem sucedido bloqueio de surtos de varicela nas creches do município.
Em relação ao HPV, o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, explica que as mudanças aparecem a médio e longo prazo, conforme ocorreu na Austrália, onde após dois anos de implantação da vacina, houve redução de 50% das taxas de verrugas genitais. “Medidas como essas colocaram a cidade entre as cidades brasileiras com os melhores índices de cobertura vacinal e imunização, superando as metas do Ministério da Saúde”, disse Charbell.
A partir dessas estratégias preventivas, o município passou a ser referência em imunização de crianças e adolescentes e serve de estudo para o governo federal. “É importante que tenhamos o programa de Campos como exemplo para que seja aplicado em todo o Brasil. A cidade está dando um passo à frente em defesa da vida e da proteção às nossas crianças”, afirmou o ministro de estado da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, gera maior qualidade de vida aos beneficiados e evita mortes. “Medidas como essas melhoram os indicadores em saúde e geram um maior custo-efetividade para o município, pois gasta-se menos com a vacinação do que com o tratamento”, acrescenta o secretário.
Beneficiado - Cerca de 12 mil crianças já receberam as doses da Prevenar e 2.700 bebês já se protegeram contra hepatite A, desde a implantação da estratégia, em março deste ano. O bebê Isaque Araújo Faria, 1 ano e 6 meses, é um deles. “Só tenho a agradecer por essa proteção a mais que estamos podendo dar ao meu filho e de graça. Fico mais tranqüila e segura. Quem ama cuida e eu estou fazendo minha parte”, declara a mãe, Cyntia Fabiane de Araújo, 33 anos, do Parque Guarus.
Postos de referência - A vacina contra hepatite A está sendo oferecida na Casa de Prevenção de Farol de São Thomé, aos domingos; no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2) e na Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira; e no Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira, às segundas e sextas-feiras. A Prevenar e HPV são ofertadas na Secretaria de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















