Notícia no detalhe
Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com 8º BPM
Entre os temas discutidos foram o atendimento mais rápido e eficaz para as mulheres vítimas de violência
Por: Redação -
Foto: Divulgação / Secretaria de Desenvolvimento Humano - 07/12/2022 - 19:05:31
A subsecretária de Políticas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Josiane Viana, e a advogada da Subsecretaria da Mulher e Membro da Comissão de Segurança Pública do Comdim, Alana Linhares, se reuniram, nesta terça-feira (06), com a subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Simone Osório; o capitão Wanderson - Chefe P3 (planejamento e estatística); sargento Vicente, auxiliar da P3, e a cabo Aline, que atua na Patrulha Maria da Penha.
Na ocasião, foram discutidas estratégias para agilizar o atendimento às mulheres, por meio do telefone 190, bem como do Disque-Denúncia: (22) 2723-1177, sendo mais uma ferramenta para ajudar mulheres em caso de emergência. “Hoje, descobrimos que o disque-denúncia também pode ser um importante canal de denúncia para as mulheres vítimas de violência”, disse a subsecretária.
Ao receber a denúncia através do 190, ela é encaminhada para a viatura que estiver cobrindo aquela região. A subsecretária lamenta as subnotificações envolvendo a violência contra a mulher, em virtude do reduzido número de denúncias desta natureza que chega através do 190. “Na reunião, foram apresentados os dados estatísticos de denúncia de violência contra mulher, através desse canal e, apenas, 16 casos nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano”.
A Patrulha Maria da Penha acompanha, atualmente, 745 mulheres vítimas de violência doméstica, protegendo-as e direcionando-as ao CEAM, onde é oferecido o suporte psicossocial e jurídico necessário para reestruturação delas.

“Falamos com a tenente-coronel Simone sobre a nossa rede de enfrentamento à mulher vítima de violência. Falamos sobre a criação da subsecretaria, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, sobre o Dia Laranja, da nossa parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e com a Patrulha Maria da Penha, além de outras ações desenvolvidas no Município para tentar reduzir”, ressalta Josiane, lembrando que, na reunião, também, surgiu a proposta de parceria entre prefeitura e estado, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Últimas Notícias adicionadas
1
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta