Energizar a economia de Campos em 2023 e apresentar os vetores de crescimento no contexto da perspectiva de crescimento no próximo ano. Esses foram os principais propósitos do evento, Power Up, realizado no auditório de eventos do Hotel Soho, no Centro da cidade. O evento reuniu economistas, empresários, personalidades da comunidade acadêmica, autoridades do Executivo, inclusive o Prefeito Wladimir Garotinho, que foi convidado a compor a mesa de debates. Ele apontou investimentos públicos estruturantes para fomentar o desenvolvimento econômico.
Durante o evento, palestrantes na condição de debatedores, mentores, mediadores e o próprio Prefeito fizeram pronunciamentos relevantes que apontaram um cenário de perspectivas positivas para a economia de Campos no ano de 2023.
Wladimir Garotinho destacou os investimentos previstos em segmentos que são vetores de crescimento e desenvolvimento, com geração de empregos e renda que contribuirão para oxigenar a economia. Ele apresentou números expressivos de recursos para os investimentos públicos em 2023 e ressaltou o bom relacionamento institucional entre a Prefeitura, entidades da sociedade civil e o Governo do Estado, para gerar empregos e proporcionar o desenvolvimento.
“Graças ao bom relacionamento institucional com o Governo do Estado temos firmado relevantes parcerias com o governador Cláudio Castro na reestruturação da saúde e na infraestrutura. Já temos firmado algo em torno de R$ 600 milhões com o governador para Campos e mais R$ 500 milhões de recursos da Prefeitura para investimentos em 2023. Ainda em 2021, com uma gestão de austeridade, conseguimos fechar o ano com superávit e, agora, em 2022, também. A gestão que planeja gera desenvolvimento e teremos muito investimentos públicos em 2023 em todo o município. Investiremos em saneamento básico, na urbanização e na mobilidade urbana”, pontuou o Prefeito Wladimir.
CAMPOS TERÁ INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA E DISTRITO INDUSTRIAL NO INTERIOR
“Nosso interior é forte e o produtor rural receberá mais apoio e precisará de boa logística para escoar a produção que será aumentada. Vamos movimentar a indústria da construção civil no interior com a construção de 36 pontes. No entendimento com o Governo do Estado e o Porto do Açu, trabalhamos para a construção de estrada de integração do Porto à BR-101, cortando a Baixada; iniciaremos em parceria com o Estado a construção de outro Distrito Industrial na região de Travessão, que vai demandar a circulação de recursos e geração de empregos na construção. O Distrito Industrial vai atrair empresas que vão gerar empregos na Região Norte, que é estratégica por estar junto da BR-101 e próxima do Aeroporto”, destacou o Prefeito Wladimir Garotinho.
Na abertura do Power Up, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust; o presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campos), Fernando Loureiro; o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos), Edvar Chagas Filho; e o Coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche, fizeram considerações sobre as potencialidades de Campos para o desenvolvimento econômico e, em linhas gerais, foram unânimes em apontar os esforços em comum entre o setor produtivo, o setor acadêmico que gera inovação e poder público, com ações de fomento para o crescimento. O Secretário Felipe Knust ressaltou as medidas de fomento da Prefeitura.
“O Governo Municipal estabeleceu medidas importantes que têm se mostrado eficazes para a retomada da economia na pós-pandemia, que atingiu diversos segmentos do setor produtivo. Partimos do princípio que a motivação e o apoio seria interessante e que também seria interessante aproximar os atores interessados e que aprender através da rede de contatos trariam bons resultados”, ponderou Felipe Knust, que apontou as medidas de fomento implementadas pela Prefeitura, com ênfase nas parcerias.
“Concordamos que a melhor forma de aprender é errando e tirando lição dos erros. Uma iniciativa valiosa do Governo Wladimir foi reunir no mesmo local os órgãos de fomento nos altos da Estação Rodoviária do Centro, onde funciona a Secretaria (de Desenvolvimento Econômico); a Subsecretaria de Turismo; a Subsecretaria de Qualificação e Emprego e o Fundecam. Instituímos no Fundo linhas especiais de crédito com taxas de juros atrativas e estabelecemos parcerias para fortalecer segmentos com o Sebrae, coma CDL, ACIC, Firjan, e a Academia. A taxa a 0,5% do Fundecam é simbólica para apoiar microempresas e novos empreendedores, e os resultados têm sido relevantes, pois Campos figura em destaque desde o final de 2021 na geração de empregos na região”, pontuou Felipe Knust.
Participaram dos painéis sobre gestão, liderança e economia as seguintes personalidades: Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açú; Paula Alexandrisky, especialista em liderança; Eloisa Simão, jornalista especialista em Economia e Vendas; Rodrigo Lira, professor e pesquisador da UCAM (Universidade Cândido Mendes); Ranulfo Vidigal, economista e pesquisador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Marta Henriques, CEO do Grupo IMNE, especialista em gestão e liderança; Fernando Loureiro, presidente da ACIC1 e Patrícia Daldegan, Gerente de Relacionamento, especialista em Planejamento.
EVENTO LOTOU O AUDITÓRIO E TEVE APROVAÇÃO DO PÚBLICO ALVO
Os temas abordados e o nível dos debates nos painéis apresentados durante o Power Up prenderam a atenção do público, que ocupou praticamente todos os assentos. Ao final, foi unânime a opinião de que “foi muito importante”.
A empresária Elizamar Alves Escocard, da Bem Estar Home Care classificou os conhecimentos obtidos no evento como “muito importantes”, porque nos ensinaram, por exemplo, que não é apenas o produto ou apenas o serviço em si que ofertamos que importa. É muito mais importante a qualidade do relacionamento da empresa com o cliente. Ficou claro que não adianta o empresário ou gestor modernizar a estrutura de venda ou da prestação do serviço, focado por exemplo em ter a melhor medicação que o paciente precisa se não houver investimento adequado na humanização do atendimento. Durante o período crítico dos dois anos da pandemia percebemos na empresa que muita coisa começou a mudar e que passamos a viver uma nova realidade. A partir de então temos buscado conhecimento e cada ves mais estamos investindo de forma que a nossa empresa possa oferecer os medicamentos e os serviços em nível de excelência porque cuidamos do mais valioso patrimônio do ser humano que é a saúde das pessoas”, avaliou Elizamar Escocard.