A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) realizou, nesta quinta-feira (15), a formatura dos cursos de maquiagem para pele negra, serigrafia, trancista e passarela. Os cursos foram destinados para crianças, jovens e adultos. Com a conclusão dos cursos, cerca de 50 alunos receberam os certificados em mãos para que eles possam começar a trabalhar e obter renda. A formatura aconteceu no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, que ficou lotado com a presença dos alunos, familiares e servidores da secretaria.
O objetivo dos cursos oferecidos pela SIRDH é incentivar o empreendedorismo, geração de renda, visibilidade e valorização dos jovens negros.
Segundo o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Coutinho, o Totinho, oferecer cursos de geração de renda é uma forma de incentivar que a circulação de dinheiro aconteça de maneira mais rápida. "É muito importante qualificar esses jovens para o mercado de trabalho porque assim a gente também consegue tirar eles da rua. Os jovens que mais morrem pela violência são aqueles que têm entre 18 e 29 anos e que fazem parte da população negra. Trazer essa pessoal para dentro da estrutura publica e oferecer um curso de geração de renda rápida é muito gratificante. Além disso, tem jovem que nunca passou por um momento como esse, de ter uma cerimônia de formatura. Então esse ato é muito simbólico".
Entre a entrega dos certificados e discursos dos professores, as alunas do curso de passarela se apresentaram em um pequeno desfile, mostrando que já estão preparadas para desfilar. Tanto o desfile quanto a entrega dos certificados deixaram a plateia do Teatro de Bolso muito animada.
Para a professora dos cursos de maquiagem para pele negra e trancista, Patricia Santos, antes mesmo da formatura, algumas alunas já estão até trabalhando. "Agora, com a trança e com a maquiagem, elas têm como ter uma fonte de renda. Elas já estão voando, porque algumas já estão atendendo. Uma das alunas fez a maquiagem de duas noivas que participaram do casamento comunitário. É sou só orgulho e gratidão por ter contribuído"
Com o certificado em mãos, a aluna do curso de maquiagem para pele negra e do curso de trancista, Ana Carla Pinto, de 24 anos, diz que a partir de agora não vai parar de estudar para garantir sempre o melhor trabalho
"Eu me sinto muito privilegiada por ter participado dos cursos. Daqui para frente é só sucesso. Agora, eu quero me profissionalizar cada vez mais e trabalhar bastante. É muito emocionante participar de uma cerimônia de formatura", disse a aluna .
E para quem deseja participar dos cursos oferecidos pela SIRDH, tem vaga aberta desde o início de dezembro. Segundo a coordenação de cursos, as vagas não são voltadas exclusivamente para pessoas negras, mas para todo munícipe que deseja participar.
Atualmente, as pessoas podem se inscrever para os cursos de maquiagem para pele negra, passarela, serigrafia e para trancista.
As inscrições são feitas de forma presencial, na sede da SIRDH, localizada na Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro. O interessado deve levar RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Para os maiores de 14 anos é necessário apresentar uma xerox da carteira de trabalho. Já para os menores de 14 anos, os responsáveis devem estar presentes no ato da inscrição para que seja assinado um termo de responsabilidade.