Uma das principais dificuldades relatadas por educadores é despertar nas crianças e adolescentes a vontade de aprender Matemática. Mas, este ano, os professores da rede municipal contaram com uma ajuda a mais. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) adquiriu 120 laboratórios de matemática e, até o momento, distribuiu 113 nas escolas do município. Também foram comprados 120 laboratórios de Ciências, dos quais 106 já estão nas unidades. Para a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, a chegada dos laboratórios ajudou a desmistificar que as disciplinas de Ciências e Matemática são difíceis de ensinar e aprender.
“As ciências, em geral, sobretudo matemática, trazem uma sensação de serem de difícil compreensão e consequentemente com baixos índices de aprendizado devido à abstração necessária para o processo. Com esses laboratórios, estamos reduzindo o nível de abstração levando os nossos estudantes a terem uma compreensão mais clara e palpável dos fenômenos físicos químicos e biológicos e também da matemática. Nossos meninos e meninas estão hoje experimentando, na prática, aquilo que antes ficava só no imaginário. Acreditamos que essas ferramentas gerarão frutos para a vida inteira na compreensão da natureza e de nossas relações com ela”, acredita a subsecretária.
Já a coordenadora do laboratório de Ciências, Carla Sales, ressaltou que a prática em Ciências é imprescindível para o processo de aprendizagem e a utilização do Laboratório se tornou uma ferramenta singular para auxiliar no processo de ensino e consequente, na consolidação da aprendizagem.
“O aluno passa a vivenciar a ciência, colocando a mão na massa, fazendo e experimentando ciência, aplicando a teoria, testando conceitos, formulando ideias sobre determinado assunto e, principalmente, propondo soluções. O laboratório é bem completo e sem dúvida, trará muitos benefícios para a formação dos nossos alunos e aprimoramento dos nossos professores”, explicou a coordenadora.
Coordenadora do laboratório de Matemática, Fernanda de Freitas Ribeiro, complementou: “Os laboratórios de matemática implementados pela Seduct nas escolas municipais possibilitam aos docentes planejarem aulas dinâmicas, nas quais os estudantes podem construir conceitos, aprimorar habilidades, rever conteúdos de forma lúdica e interativa. A manipulação de objetos didáticos como jogos, ábaco, sólidos geométricos, instrumentos de medição, artefatos modeladores, simuladores, etc, com certeza tem feito a diferença no processo de aprendizagem dos nossos estudantes e garantido ao professor recursos que favorecem aulas de matemática que encantam e despertam o prazer em aprender essa disciplina, geralmente tão temida.
Diretor da Escola Municipal Getúlio Vargas, em Tocos, Luiz Augusto Bernardo de Souza, falou sobre a importância da valorização dos educadores com a aquisição de equipamentos que auxiliam o profissional na sala de aula. “É realmente importante a escola, a Educação, serem valorizadas através de novas aquisições, valorizando o profissional, professores em geral, que têm recursos didáticos e metodológicos para poderem aprimorar cada vez mais a forma de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. E, mais importante ainda, para os alunos que estão na ponta, recebendo todo esse material, toda essa tecnologia, pois eles também se sentem valorizados e estimulados a estudar a cada dia. Educação que realmente ilumina vidas e que transforma é essa, onde todos os docentes e discentes são valorizados. Então, a gente está assim, encantado, estamos todos satisfeitos e reconhecendo o grande investimento da Seduct para o ano de 2022 com essa aquisição maravilhosa que são os laboratórios ", elogia o diretor.
Professora da Getúlio Vargas, Ivana Gonçalves Azevedo, também está satisfeita com a inserção dos laboratórios na sala de aula. “Um dos principais benefícios do laboratório escolar é aplicar a teoria estudada, fazendo com que os alunos testem conceitos e formulem ideias sobre determinado assunto. Por isso, o espaço geralmente é utilizado por disciplinas como Biologia e Matemática, mas também pode ser útil para outras áreas do conhecimento”, resume Ivana.