“A saúde da população é prioridade em nosso governo”. Esta foi, sem dúvida, a frase mais dita pelo prefeito Wladimir Garotinho nestes quase dois anos de gestão. E, o cuidado com as pessoas, não tem ficado apenas nas palavras, mas nos investimentos e parcerias feitas pelo governo para proporcionar a qualidade nos serviços, tornando o município referência em assistência em saúde.
A obra mais aguardada da história do município e que será o marco da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, - o novo Hospital Geral de Guarus (HGG) -, já é uma realidade. No dia 06 de setembro de 2022, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, entregou a Nova Emergência do HGG, colocando fim ao descaso com a saúde pública e com o sofrimento de anos: quando chovia, a unidade era invadida pelas águas.
E não vai parar por aí, pois a segunda etapa das obras está em andamento. Ela consiste na reforma de todo o prédio do hospital, que teve início em 29 de novembro de 2021, com previsão de conclusão em dois anos. Entre os dias 08 de setembro, quando a Nova Emergência começou a funcionar efetivamente, e 25 de dezembro, a unidade prestou 17.553 atendimentos.
Para o prefeito, o novo HGG é uma conquista para Campos. “Quando assumimos o governo, encontramos uma cidade abandonada e um povo sem esperança. O sentimento é de gratidão a Deus, que foi nosso refúgio nos momentos de desespero, à população, que acreditou em nosso governo, e aos funcionários e diretores do HGG, que são os verdadeiros guerreiros, pois prestavam um bom atendimento sem condições dignas de trabalho”, disse o prefeito, no discurso de inauguração da Nova Emergência.
Hoje, o município conta também com duas unidades pediátricas de urgência e emergência 24h, que são a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Ambos atendem crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a criação da rede de atenção pediátrica no município foi um dos compromissos de campanha assumidos pelo prefeito.
Em relação às crianças, principalmente as da faixa etária entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a preocupação em mantê-las protegidas contra doenças imunopreveníveis, através da vacinação, foi outra ação positiva do governo.
Com o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), que terminou no dia 20 de dezembro, conforme orientação do Governo do Estado, e demais estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, como vacinação noturna e nas escolas e creches da rede municipal, força-tarefa de multivacinação e Dia D, Campos alcançou uma taxa de cobertura vacinal variando entre 67% e 96% para sarampo e 75% e 91% para poliomielite.
“O município vem se transformando em um polo regional de altíssima qualidade em termos de infraestrutura assistencial, com a reestruturação das unidades hospitalares e aquisição de equipamentos de ponta e troca de mobiliário, reforma e reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), retomada da obra do novo Hemocentro Regional, reforma da emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM), que agora conta com dois aparelhos de tomografia computadorizada de última geração, dentre outros investimentos”, afirmou o secretário.
Em agosto deste ano, o Hospital São José, em Goitacazes, passou a contar também com um tomógrafo de alta definição, entregue pelo prefeito Wladimir Garotinho. Para realizar tais investimentos, o município está aplicando aporte financeiro proveniente de emendas parlamentares, além de receita própria e parceria com o Governo do Estado.
UBSs REABERTAS E REINAUGURADAS - E o cuidado com as pessoas não para. Para garantir que a população tenha um tratamento adequado e humanizado perto de suas casas, a Prefeitura já reabriu 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reinaugurou outras três, após reforma das mesmas. A atual gestão encontrou 46 unidades de saúde fechadas pelo governo passado.
Já foram reabertas as UBSF São Sebastião, UBSF Lagoa de Cima, UBSF Santa Rosa, UBSF Dores de Macabu, UBSF Vila Nova, UBSF Jamil Ábido, UBSF Carvão, UBSF Eldorado, UBSF Parque Aurora, UBS São Martinho, UBS Campelo, UBSF Pernambuca, UBSF Lagamar/Farol de São Tomé, UBSF Três Vendas, UBS Palmares, UBS Quilombo, UBS Baleeira e UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto.
A UBSF do Eldorado, Farol e Baleeira não chegaram a ser fechadas. Elas foram reinauguradas após ampla reforma. Também foi devolvida à população a Policlínica do Servidor e inauguradas a Policlínica da Terceira Idade e o Posto de Saúde do Mercado Municipal, que se tornou um polo avançado do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), além do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. Já o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) ganhou um mamógrafo novo.