Trabalhando para manter a cidade limpa e com ordenamento do lixo domiciliar e entulhos, desde o início de seu governo, o Prefeito Wladimir Garotinho não mediu esforços para dar regularidade na questão da limpeza das vias do município, que hoje conta com cerca de 200 funcionários, número bem diferente do primeiro dia de janeiro de 2021, quando o município contava com apenas 30 pessoas para limpeza de todo o município.
A Secretaria de Serviços Públicos por meio da Subsecretaria de Limpeza Pública Praças e Jardins, mantém semanalmente uma programação de em média 40 locais de limpeza de rua, entre bairros, localidades, distritos e praças. Por semana são varridos cerca de 4 mil metros de ruas.
A pasta conta com 19 caminhões de coleta de lixo domiciliar, que retiram diariamente, cerca de 180 toneladas de resíduos em todo o município. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é realizada no lado direito do rio e, às terças, quintas e sábados, nos logradouros da margem esquerda do rio. O secretário da pasta, Fred Rangel, pede para que a população se programe e coloque o lixo na frente de suas casas, próximo à passagem do caminhão de coleta, pois quando chove, esse lixo também é levado para os bueiros e ralos.
Junto às equipes de varrição, a pasta intensificou a limpeza de bueiros. Desde o início do ano, foram limpos mais de 4 mil bueiros. Neste mês de dezembro, devido às intensas chuvas que atingiram o município, foi realizada uma ação emergencial no entorno do Mercado Municipal, em que foram retiradas 20 toneladas de lixo. Este é um local onde é feito um trabalho global de desobstrução de três em três meses, além do trabalho diário de varrição.
O secretário de Serviços Públicos, Fred Rangel, explicou que a rotatividade para o retorno das equipes na limpeza de bueiro é de cerca de 50 dias em cada local. “Na região, chamada de zona especial o período é menor, a exemplo do trecho entre o Canal Coqueiros até o Hospital Ferreira Machado, alí temos um maior gargalo então a rotatividade dos serviços é maior”, exemplifica.
Coleta Seletiva - Os trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos não se limitam a limpeza de rua e coleta de lixo domiciliar. A pasta desenvolve um programa de coleta seletiva apoiando cooperativas de recicláveis em Campos. “O projeto foi desenvolvido no governo Rosinha Garotinho, em 2013. Chegamos a ter mais de 5000 pontos de coleta seletiva, quando assumimos no início do ano passado, eram pouco mais de 40 pontos, praticamente destruíram a coleta seletiva, o que impacta diretamente nas cooperativas”, explica Rangel.
O município possui 3 cooperativas de lixo reciclável e uma que realiza especialmente triagem de resíduo úmido, conveniadas à Prefeitura de Campos. Em média, 70 colaboradores trabalham nas cooperativas. “Desde o primeiro momento que assumimos a secretaria, revitalizamos o setor que é de suma importância. Fechamos 2022 com 500 pontos, conseguimos dobrar a quantidade de material entregue às cooperativas, hoje são cerca de 50 toneladas por mês. No final de 2016 eram cerca de 200 toneladas enviadas às cooperativas”, lembra o secretário.
Peves - O município ainda conta com oito Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (Peve), popularizado como entulhódromos, localizados no Parque Santa Rita, Flamboyant, Zuza Mota, Penha, Julião Nogueira, Nossa Senhora do Carmo, Jockey e Caju. “Para o próximo ano, outros dois vão estar disponíveis para a população fazer o descarte de seu entulho.
A subsecretária de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Simone Muniz, explica que os resíduos oriundos de restos de obra, capina, corte de árvores, são de responsabilidade do dono do imóvel e este deve ser encaminhado para os entulhódromos.
Cada Peve tem área média de 1200 metros quadrados, sendo cercados, com guaritas e total controle de entrada de descarte. Os pontos de entrega voluntária visam dar maior ordenamento ao descarte de entulhos, galhadas, inertes e até mesmo aos materiais de coleta seletiva. Os Peves funcionam das 7h às 19h, incluindo sábados, domingos e feriados.