A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social elaborou e divulgou um relatório de atendimentos referentes à pasta de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período de 2021 e 2020. O relatório tem o objetivo de apresentar números do trabalho social desenvolvido pelos equipamentos ligados à SMDHS. De acordo com o relatório, de janeiro a novembro de 2022 houve um aumento de 31% no total de atendimentos ofertados em relação ao ano de 2021 e de 84% se comparado a 2020.
Entre os avanços na área social está o lançamento do Mãe Coruja que oferta kit enxoval para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda no valor de R$ 200 garante a segurança alimentar de mais de 10 mil famílias.
A Secretaria adquiriu 17 carros para atender os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Em parceria com o Governo do Estado, foi implantado duas unidades do Café do Trabalhador, sendo uma em Guarus e outra na Rodoviária Roberto Silva. O Restaurante do Povo ofertou mais de 800 mil refeições desde a reabertura.
- A sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho fez conseguirmos ampliar a rede de proteção social dos mais vulneráveis. No próximo ano, vamos continuar avançando na política de assistência social e através do trabalho desenvolvido nas subsecretarias – explica o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
No seguimento atendimento, o relatório mostra que Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que são as unidades públicas de política de assistência social onde os serviços de proteção básica são oferecidos, realizou 105.787 atendimentos neste ano. Um aumento de 27% em relação aos atendimentos do ano passado e 74% em relação aos números de atendimento do ano de 2020. Ainda no segmento de atendimento, o CentroPop, que é a unidade voltada para o atendimento especializado à população de rua, também obteve números positivos. Foram 2.384 atendimentos em 2022. Se comparado ao ano de 2021 e 2021, o setor teve um aumento de 101% e 168%, respectivamente.
O seguimento acompanhamento familiar também obteve avanços no trabalho desenvolvido. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) registrou 3.869 acompanhamentos neste ano. 89% a mais que em 2021 e 76% a mais que em 2020. No setor de benefícios, foram concedidos 235 aluguéis sociais de janeiro a novembro deste ano. Em 2021 foram 205 e 2020 um total de 189. O benefício de auxílio natalidade que não era concedido há dois anos voltou a ser oferecido em 2022 através do programa Mãe Coruja. Até o momento, 1.341 auxílios já foram concedidos.
"Esse relatório começou a ser elaborado no ano passado com base nos relatórios mensais de atendimentos feitos pelas equipes de diversos equipamentos da SDHS. A partir do montante de informação, a gente consegue entender quais foram os avanços que tivemos e quais são os pontos que podemos avançar. No final do processo de elaboração, a gente percebeu um crescimento satisfatório no número de atendimentos nos setores que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Avaliando o número como um todo, a ideia é progredir com ações nos anos seguintes", explicou a gerente de Vigilância Socioassistencial, Mericelly Bastos
“O prefeito está de parabéns. Uma pessoa bem alimentada ela tem ânimo para fazer as tarefas. Em casa, eu vou fazer a divisão para todos se alimentarem, principalmente a minha neta que ama frutas. Patrícia Azevedo, 51 anos, Jóquei Clube, beneficiária do Cartão Goitacá.
Eugênio Luiz Pereira, 56 anos, aposentado fala da importância do Restaurante do Povo.
“É importante para todos, não só para aquele que moram na rua. A comida aqui é nota mil, nunca tive problemas. Eu agradeço ao Restaurante popular por estar ajudando a tanta gente.”
Gabriela Araújo, 21 anos, vendedora ambulante frequenta o local diariamente.
“A comida é muita boa e eu economiza muito mesmo. Eu trabalho nas ruas vendendo balas e acabo vindo para cá com meus dois filhos porque acaba sendo mais barato tanto para o café quanto para o almoço.”
Usuário do Centro POP, natural de Volta Redonda, no Sul do Estado, Fabio Cardoso mora em Campos há quatro anos e desde então vive nas ruas. Para ele, o atendimento oferecido pelo Centro Pop é primordial para resgatar a sua antiga vida. “Eu estou muito agradecido. Hoje eu participei até ajudando na ornamentação. Eu sou diretor teatral e com a ajuda das funcionárias, no ano que vem eu vou conseguir retomar as minhas atividades ligadas ao teatro.”, disse o Fábio.