Notícia no detalhe
HFM realiza I Seminário sobre Violência nesta terça-feira
Desde que começou a notificar os casos de violência atendidos no Hospital Ferreira Machado, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM percebeu a necessidade de promover um debate sobre o assunto, envolvendo setores internos do hospital e diversos segmentos da sociedade. Por isso, nesta terça-feira (31), acontece o I Seminário sobre Violência do HFM. A partir das 9h, no Centro de Estudos do hospital, representantes do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Promotorias da Infância e da Juventude, Juizado da Violência Doméstica e Familiar, Secretaria Municipal de Justiça, Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Núcleo de Vigilância do Idoso, Fundação Municipal da Infância e Juventude, CREAS Mulher, entre outros, vão estar debatendo o assunto.
Assim como já ocorre com as diversas doenças que devem ser notificadas às autoridades municipais, estaduais e federais, a notificação dos casos de violência também passou a ser obrigatória desde janeiro desse ano. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM, no entanto, antecipando-se à lei, já vinha fazendo essas notificações desde janeiro de 2010. Noventa por cento dos casos de violência física atendidos no HFM são de origem domiciliar e urbana.
Os casos suspeitos ou confirmados de violência ou maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos devem ser notificados pelos hospitais aos conselhos tutelares e/ou autoridades competentes. Estas informações são inseridas ainda no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde.
“Neste encontro que o HFM vai promover com as autoridades locais, vamos apresentar dados estatísticos sobre os casos de violência em Campos e esperamos que surjam daí propostas para prevenção à violência com ações que busquem o envolvimento da sociedade”, diz o médico Telmo Garcia, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do hospital, Christiane Ramos, compartilha da mesma ideia. Segundo ela, o seminário pretende promover a discussão sobre a violência de modo a provocar uma ação no município. “É importante que a sociedade se envolva nesse processo”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















