Notícia no detalhe
HFM realiza I Seminário sobre Violência nesta terça-feira
Desde que começou a notificar os casos de violência atendidos no Hospital Ferreira Machado, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM percebeu a necessidade de promover um debate sobre o assunto, envolvendo setores internos do hospital e diversos segmentos da sociedade. Por isso, nesta terça-feira (31), acontece o I Seminário sobre Violência do HFM. A partir das 9h, no Centro de Estudos do hospital, representantes do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Promotorias da Infância e da Juventude, Juizado da Violência Doméstica e Familiar, Secretaria Municipal de Justiça, Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Núcleo de Vigilância do Idoso, Fundação Municipal da Infância e Juventude, CREAS Mulher, entre outros, vão estar debatendo o assunto.
Assim como já ocorre com as diversas doenças que devem ser notificadas às autoridades municipais, estaduais e federais, a notificação dos casos de violência também passou a ser obrigatória desde janeiro desse ano. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM, no entanto, antecipando-se à lei, já vinha fazendo essas notificações desde janeiro de 2010. Noventa por cento dos casos de violência física atendidos no HFM são de origem domiciliar e urbana.
Os casos suspeitos ou confirmados de violência ou maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos devem ser notificados pelos hospitais aos conselhos tutelares e/ou autoridades competentes. Estas informações são inseridas ainda no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde.
“Neste encontro que o HFM vai promover com as autoridades locais, vamos apresentar dados estatísticos sobre os casos de violência em Campos e esperamos que surjam daí propostas para prevenção à violência com ações que busquem o envolvimento da sociedade”, diz o médico Telmo Garcia, gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HFM. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do hospital, Christiane Ramos, compartilha da mesma ideia. Segundo ela, o seminário pretende promover a discussão sobre a violência de modo a provocar uma ação no município. “É importante que a sociedade se envolva nesse processo”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18