O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes internados, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos. Por isso é imprescindível a doação de sangue ao Hemocentro Regional de Campos (HRC) para manter o estoque em bom nível, mas em alguns períodos do ano, como no verão, as doações diminuem.
Preocupados com essa situação, o Hemocentro está realizando uma campanha de doação de verão, com o objetivo de aumentar o estoque, já que a procura pelas bolsas de sangue cresce neste período do ano por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias. A instituição sugere que, antes de viajar, o veranista passe antes no HCR para doar.
A diretora da unidade, Sandra Chalhub, destacou que o número de doações está abaixo do esperado, colocando em risco o estoque de sangue do Hemocentro. “Nos meses de dezembro e janeiro sempre temos uma queda acentuada nos números de doadores e historicamente isso se repete, todos os anos. Nesse período, as pessoas estão de férias, estão viajando e não vem doar. O ideal para atender a todos, seria de 70 bolsas de sangue por dia, mas infelizmente não estamos conseguindo chegar nesse número. Nem 1% da população de Campos realiza a doação de sangue, o que representa um número muito abaixo do esperado, já que segundo dados da última projeção do IBGE nossa população é de aproximadamente 500 mil habitantes”, enfatizou.
“O que me motivou foi a necessidade de salvar vidas. Sempre tive medo de doar, mas hoje eu deixei o medo de lado e vim doar, porque acredito que salvar vidas é parte de cada um de nós. Se todos reconhecessem a importância de doar, estariam aqui. Uma bolsa de sangue pode salvar até quadro vidas, então por quê não vir doar? Se todos fizessem a sua parte, aqui estaria cheio e mais vidas estariam sendo salvas”, expressou a doadora Sheila Nunes.
Localização e requisitos para doar – A assistente social do setor, Maria Gonçalves, comenta que nos períodos de férias, boa parte da população se desloca para outras localidades, e o hemocentro acaba enfrentando dificuldades na captação de doadores. “Mesmo no verão, as pessoas continuam internadas precisando de doação de sangue, as pessoas com câncer e anemias profundas, continuam precisando de sangue. Os hospitais não estão vazios, pelo contrário, estão cheios e o baixo estoque é péssimo para o atendimento e recuperação dos pacientes. Então venham doar, funcionamos de segunda a segunda. Estamos aqui para receber todos vocês”, informou.
O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.