O Prefeito Wladimir Garotinho e representantes das secretarias municipais de Defesa Civil, Obras e Infraestrutura e Agricultura, Pecuária e Pesca acompanharam na manhã desta segunda-feira (9), a vistoria técnica de coordenadores regionais da Infraestrutura e Cidades (SEIC) do Governo do Estado do Rio de Janeiro às obras de contenção do Estado no dique da Avenida XV de Novembro, que se rompeu durante as fortes chuvas que atingiram o município no último dia 19 de dezembro.
Durante a visita às obras, eles também avaliaram a solicitação enviada ao Estado, pelo prefeito Wladimir, na última quarta-feira (04), para que a realização da obra seja feita em regime 24 horas, como forma de acelerar os trabalhos.
“O que está nos preocupando é a subida do nível do rio Paraíba, que recebe água dos seus afluentes e já está em cerca de 9,80. Nós mandamos ofício para o governo do Estado, pedindo que o trabalho fosse em sistema 24h, que não possa parar, que nos dê segurança, porque se ultrapassar mais esse nível, o ponto aqui é uma descida e vai inundar todo o Centro. É uma obra do Estado, mas a prefeitura se faz presente aqui todos os dias, através dos seus secretários, monitorando, dando sugestão e cobrando quando necessário”, disse o prefeito.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil Municipal, major Edson Pessanha, as equipes do estado estão na fase de “realizar a contenção do dique com pedras para logo após reforçar o talude”. A equipe informou que se a situação estivesse normal, até esta terça-feira (10) essa etapa da obra estaria pronta. Mas como houve muita chuva, que dificultou a chegada do material, ela deve se prolongar até quarta-feira (11)”, informou.
Em recente entrevista, o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, falou sobre o pedido dos trabalhos em regime 24h: "Estamos em contato direto com o gabinete do secretário Uruan Andrade e, por ofício enviado por e-mail, no final da manhã desta sexta (6), fizemos a solicitação, justificada pelas previsões de chuvas no Rio, São Paulo e Minas Gerais, que devem elevar o nível do Paraíba, em Campos. Também encaminhamos matérias de jornais desse período, no ano passado, mostrando como a cota do rio ficou elevada", disse o secretário.
Além do prefeito e do subsecretário, estiveram presentes o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Almir Júnior, os coordenadores regionais da Secretaria de Infraestrutura e Cidades, Raphael Moreira e Higor Porto, além de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
ROMPIMENTO DO DIQUE
No último dia 19 de dezembro parte do dique que margeia o rio Paraíba do Sul se rompeu, na Avenida XV de Novembro, entre as ruas Barão de Miracema e Voluntários da Pátria. O trecho corresponde a aproximadamente 200m de extensão. Durante o rompimento do dique, um carro chegou a ser arrastado e caiu no rio, mas o motorista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros que passava pelo local.
Já na quarta-feira (21), equipes do Governo do Estado foram enviadas para iniciar os trabalhos de estudo e posteriormente reconstrução do trecho. O trecho da Avenida XV de Novembro deve continuar interditado por cerca de três meses e só após esse período poderá ser liberada meia pista para fluxo de veículos.