A Prefeitura de Campos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Campos), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Diocese local, lançaram nesta segunda-feira (9) o Circuito Caminhos da Fé. Essa é uma nova proposta dentro do turismo religioso de Campos, tendo por base a tradicional Festa de Santo Amaro.
O Circuito Caminhos da Fé vai oferecer aos visitantes um trajeto mais amplo e integrado, que permite conhecer diversos pontos de expressão religiosa, importantes pelo ponto de vista histórico e cultural. A subsecretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, explica que a devoção da comunidade foi o que permeou toda a criação do circuito.
“A Baixada Campista é a porta de entrada da nossa história. A construção sócio, política e cultural foi sempre, permeada pela devoção do nosso povo. Neste contexto, ao longo dos anos, a Festa de Santo Amaro, profundamente enraizada na vivência dos fiéis, passa a ser uma das manifestações de fé e devoção mais relevantes do nosso Estado. Por todo seu significado, estamos trabalhando para que esta tradição, já consolidada, seja cada vez mais valorizada e sua relevância seja reconhecida, também, como importante roteiro turístico”, explicou Patrícia Cordeiro.
O trabalho, iniciado em 2022, teve como foco as ações de sensibilização dos envolvidos da cadeia produtiva do turismo local, aplicação de diagnóstico nos empreendimentos, realização de oficinas para construção de um roteiro turístico diferenciado e a missão técnica interna para validação do trabalho.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL, Auxiliadora Freitas, afirmou: “Se nós não preservarmos essa cultura religiosa, vamos ter muita dificuldade de caminhar”.
Presentes à solenidade, além da subsecretária Patrícia Cordeiro e da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust; o secretário de Governo, Ângelo Rafael; o vereador licenciado e atual secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro; representando o bispo Dom Roberto Ferreria, o padre Leomar da Paróquia de Santo Amaro. E, ainda, o coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche; o presidente da CDL, Edvar Júnior; entre outras autoridades.