Notícia no detalhe
Casa de Cultura registra história de Conselheiro Josino
Nesta terça-feira (31), às 19h30, no encerramento das comemorações do aniversário de dois anos de fundação da Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, de Conselheiro Josino, será realizada mais uma edição do Projeto Café com Broa e Poesia, em homenagem a Nelson Cavaquinho. A Casa de Cultura está se transformando num grande museu do sub-distrito, localizado na Zona Rural da região de Vila Nova. Inaugurada no início do governo Rosinha Garotinho, no dia 23 de maio de 2009, a Casa de Cultura está disponibilizando para os moradores da localidade um acervo histórico de fotos e textos sobre Conselheiro Josino. A idéia é que o local se torne uma referência para a comunidade no que diz respeito à cultura.
O acervo reúne material etnográfico com fotografias de mansões, prédios, solares, capelas, bem como objetos antigos como tesouras de cortar cabelo, pote de escravo beber água e comer farofa, máquina de fazer papa de milho e garrafa de cachaça. O acervo também registra a história de Dona Maria José, uma senhora de 80 anos, a mais antiga parteira de Conselheiro Josino. Pelas mãos delas nasceram muitas pessoas da localidade.
O diretor do departamento de Casas de Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima considera que esse acervo histórico gera um sentimento de pertencimento da comunidade pela casa. “A idéia é que a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva seja uma referência para Conselheiro Josino e localidades próximas, como Santa Maria, Santo Eduardo e Murundun e toda a região de Vila Nova,” afirma Heidenfelder.
- Pessoas nascidas e criadas em Conselheiro Josino, que agora moram no Rio, Belo Horizonte, Brasília, entre outras capitais, visitam a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva e se encantam com o que encontram no local. A história dessas famílias está registrada para sempre num trabalho histórico que está sendo feito pelo encarregado da casa, Edson Itamar, o grande responsável por tudo que tem acontecido de bom para o povo de Conselheiro Josino - acredita o diretor das Casas de Cultura do município.
200 anos de Conselheiro Josino – O sub-distrito de Conselheiro Josino fica localizado na zona rural da região de Vila Nova, há 29 km da sede do município. Por volta de 1862, a localidade que se chamava Estação da Penha, recebeu o nome de Conselheiro Josino em homenagem ao ex-presidente da Província de São Paulo e Juiz Municipal da Antiga Corte do Rio de Janeiro, Josino do Nascimento e Silva, o Conselheiro Josino.
Conselheiro Josino nasceu na Freguesia da Serra, no município de Campos dos Goytacazes-RJ, no dia 31 de julho de 1811, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de junho de 1860, vítima de pneumonia dupla. Estudou Direito, foi Promotor Público, autor da Lei da Guarda Nacional de 1829 e autor do Código do Processo Criminal de 1830. Também foi jornalista. Escreveu para os Jornal O Brasil, Jornal do Comércio, Correio Mercantil, Diário do Rio de Janeiro e Revista Nacional e Estrangeira (1829).
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















