Notícia no detalhe
Banco de Sementes beneficia pequenos produtores
Mais 10 dias e o produtor rural Lenilson Reis, 55 anos, vai colher a primeira safra do feijão da variedade Xodó, cujas sementes foram doadas pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca, através do Programa Banco de Sementes. Ao todo, o produtor recebeu, no começo do ano, 10 quilos de sementes da leguminosa que foram plantadas, nos meses de fevereiro e março, em uma área de 1,5 hectare na Ilha de Santa Cruz, situada no Rio Paraíba do Sul, na altura da localidade de Santa Cruz. A expectativa é para que sejam colhidas meia tonelada de grãos.
A produção, cultivada sem agrotóxicos e adubos industrializados, já tem destino certo segundo Lenilson. “Vamos tirar parte dela para o consumo da família e o restante vamos vender para aumentar a nossa renda. Com essa semente especial do Banco de Sementes, temos uma produção boa e garantida”, destacou o produtor, que divide com dois irmãos os cuidados com a lavoura, que ainda tem plantações de banana, laranja, milho, abóbora e limão.
Um dos cadastrados no Programa Banco de Sementes, Lenilson repete neste ano a experiência de 2010, quando o programa doou a pequenos produtores sementes de milho da variedade Al-bandeirante. A produção da área de meio hectare na Ilha de Santa Cruz não só complementou a renda da família Reis, como também rendeu novos pés de milho. Foram 15 mil espigas colhidas na primeira etapa e outras 11 mil na segunda safra.
- Consumimos uma parte, vendemos outra, o que não serviu demos de alimento para os animais e ainda pudemos aumentar o nosso milharal - detalhou Lenilson.
Segundo a tecnóloga em produção agrícola da secretaria municipal de Agricultura e Pesca, Laureana Pelegrini, duas vezes ao ano são doadas sementes para os pequenos produtores cadastrados no Programa Banco de Sementes. O objetivo é, no período de cultivo da cultura, viabilizar a produção de sementes de boa qualidade para atender os produtores rurais do município. No ano passado foram realizadas doações de três toneladas de sementes de milho. Em 2011, o programa já doou 920 quilos de feijão.
- A partir de agosto vamos começar a doação de sementes de arroz e retomar a doação de sementes de milho - anunciou Laureana.
Banco de Sementes – Implantado em 2010, o Programa Banco de Sementes é uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e prevê, além da doação de sementes de arroz, feijão e milho a pequenos produtores, a disponibilização de assistência técnica.
- O programa veio pra atuar como um fundo de sementes para aquele produtor que tem interesse em produzir, mas não tem a semente e nem maquinário. Doamos a quantidade necessária de sementes e, em contrapartida, o produtor nos devolve o dobro dessa quantidade também em sementes para mantermos o banco e podermos ajudar outros pequenos produtores - explicou Laureane.
Sete toneladas de sementes foram adquiridas pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca. Ao todo foram compradas duas toneladas de sementes de arroz, duas de feijão e três de milho. O Banco de Sementes está implantado na sede da secretaria, localizada à Avenida Presidente Vargas, 180, no Bairro da Pecuária. “Os produtores interessados podem nos procurar para efetuar o cadastramento e receber até 20 quilos de sementes”, convocou a tecnóloga em produção agrícola.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18