Notícia no detalhe
Oficina de Gráfica da FMIJ inicia os jovens na profissão
Yuri Martins Peçanha, de 15 anos, é um dos 47 alunos da Oficina de Gráfica, que faz parte do Programa Centro da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Ele faz questão de relatar tudo que aprendeu a confeccionar durante as aulas.
- Eu já consegui fazer cartão de visita, convite de casamento, certificado e folderes. Aprendi também a trabalhar com programas de computador, como photoshop, que antes eu só tinha uma noção básica - relata o menino.
A Oficina de Gráfica existe desde 1992 e atende jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, da rede pública. Dividida em três setores, os serviços da gráfica da fundação são utilizados por diversas secretarias da prefeitura, tudo com o apoio dos alunos. O primeiro setor, denominado de criação, é onde as idéias não colocadas em prática e se iniciam os trabalhos da arte. A segunda etapa é desenvolvida na impressão, em que a arte é passada para o papel e a gravação do material é feita. No terceiro setor, conhecido como acabamento, são feitos os acertos finais, a conclusão da obra.
- As etapas da gráfica são independentes e os alunos tem a opção de escolher em qual delas prefere ser incluído. A oficina disponibiliza um sistema de maquinários que evolui juntamente com os avanços tecnológicos. Os alunos aprendem, durante os quatro meses de curso, inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para a produção de cartazes, panfletos e materiais usados pela fundação e outros setores ou secretarias do município - explicou o professor Israel Monteiro dos Santos.
O presidente da Fundação de Infância e Juventude, Mário Lopes, explica que a fundação pretende transformar as oficinas, que atualmente são semi-profissionalizantes, em oficinas profissionalizantes, encaminhando os jovens com qualidade para o mercado de trabalho.
- A nossa meta é modernizar o parque de oficinas e implantar um Centro de Qualificação Profissional. Estamos firmando parceria com a Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e com o Instituto Federal Fluminense (IFF), pois são parceiros que podem criar cursos e certificar. Os alunos que fazem as oficinas acabam descobrindo a sua vocação. Temos a história de grandes profissionais na construção civil, por exemplo, que passaram pela fundação - destacou Mário.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















