Notícia no detalhe
Oficina de Gráfica da FMIJ inicia os jovens na profissão
Yuri Martins Peçanha, de 15 anos, é um dos 47 alunos da Oficina de Gráfica, que faz parte do Programa Centro da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Ele faz questão de relatar tudo que aprendeu a confeccionar durante as aulas.
- Eu já consegui fazer cartão de visita, convite de casamento, certificado e folderes. Aprendi também a trabalhar com programas de computador, como photoshop, que antes eu só tinha uma noção básica - relata o menino.
A Oficina de Gráfica existe desde 1992 e atende jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, da rede pública. Dividida em três setores, os serviços da gráfica da fundação são utilizados por diversas secretarias da prefeitura, tudo com o apoio dos alunos. O primeiro setor, denominado de criação, é onde as idéias não colocadas em prática e se iniciam os trabalhos da arte. A segunda etapa é desenvolvida na impressão, em que a arte é passada para o papel e a gravação do material é feita. No terceiro setor, conhecido como acabamento, são feitos os acertos finais, a conclusão da obra.
- As etapas da gráfica são independentes e os alunos tem a opção de escolher em qual delas prefere ser incluído. A oficina disponibiliza um sistema de maquinários que evolui juntamente com os avanços tecnológicos. Os alunos aprendem, durante os quatro meses de curso, inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para a produção de cartazes, panfletos e materiais usados pela fundação e outros setores ou secretarias do município - explicou o professor Israel Monteiro dos Santos.
O presidente da Fundação de Infância e Juventude, Mário Lopes, explica que a fundação pretende transformar as oficinas, que atualmente são semi-profissionalizantes, em oficinas profissionalizantes, encaminhando os jovens com qualidade para o mercado de trabalho.
- A nossa meta é modernizar o parque de oficinas e implantar um Centro de Qualificação Profissional. Estamos firmando parceria com a Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e com o Instituto Federal Fluminense (IFF), pois são parceiros que podem criar cursos e certificar. Os alunos que fazem as oficinas acabam descobrindo a sua vocação. Temos a história de grandes profissionais na construção civil, por exemplo, que passaram pela fundação - destacou Mário.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/04/2025 17:47:57 Teatro Municipal Trianon passa a contar com novo sistema de sonorização
- 28/04/2025 16:57:25 Secretarias participam de reunião sobre a 12ª Bienal do Livro de Campos
- 28/04/2025 15:01:56 Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
- 28/04/2025 14:47:57 Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
- 28/04/2025 11:31:09 Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
Teatro Municipal Trianon passa a contar com novo sistema de sonorização
2804 16h57Secretarias participam de reunião sobre a 12ª Bienal do Livro de Campos
2804 15h01Espaço da Oportunidade com 177 vagas de emprego na última segunda-feira do mês
2804 14h47Operação Vendaval coíbe propagandas irregulares em vias públicas
2804 11h31Federal Kids e Seduct promovem curso sobre prevenção e combate ao abuso sexual
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta