Notícia no detalhe
Oficina de Gráfica da FMIJ inicia os jovens na profissão
Yuri Martins Peçanha, de 15 anos, é um dos 47 alunos da Oficina de Gráfica, que faz parte do Programa Centro da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Ele faz questão de relatar tudo que aprendeu a confeccionar durante as aulas.
- Eu já consegui fazer cartão de visita, convite de casamento, certificado e folderes. Aprendi também a trabalhar com programas de computador, como photoshop, que antes eu só tinha uma noção básica - relata o menino.
A Oficina de Gráfica existe desde 1992 e atende jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, da rede pública. Dividida em três setores, os serviços da gráfica da fundação são utilizados por diversas secretarias da prefeitura, tudo com o apoio dos alunos. O primeiro setor, denominado de criação, é onde as idéias não colocadas em prática e se iniciam os trabalhos da arte. A segunda etapa é desenvolvida na impressão, em que a arte é passada para o papel e a gravação do material é feita. No terceiro setor, conhecido como acabamento, são feitos os acertos finais, a conclusão da obra.
- As etapas da gráfica são independentes e os alunos tem a opção de escolher em qual delas prefere ser incluído. A oficina disponibiliza um sistema de maquinários que evolui juntamente com os avanços tecnológicos. Os alunos aprendem, durante os quatro meses de curso, inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para a produção de cartazes, panfletos e materiais usados pela fundação e outros setores ou secretarias do município - explicou o professor Israel Monteiro dos Santos.
O presidente da Fundação de Infância e Juventude, Mário Lopes, explica que a fundação pretende transformar as oficinas, que atualmente são semi-profissionalizantes, em oficinas profissionalizantes, encaminhando os jovens com qualidade para o mercado de trabalho.
- A nossa meta é modernizar o parque de oficinas e implantar um Centro de Qualificação Profissional. Estamos firmando parceria com a Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e com o Instituto Federal Fluminense (IFF), pois são parceiros que podem criar cursos e certificar. Os alunos que fazem as oficinas acabam descobrindo a sua vocação. Temos a história de grandes profissionais na construção civil, por exemplo, que passaram pela fundação - destacou Mário.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 17:07:29 Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
- 03/07/2025 15:54:55 Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
- 03/07/2025 15:16:11 Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
0307 15h54Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
0307 15h16Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
0307 13h51Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi