Notícia no detalhe
Oficina de Gráfica da FMIJ inicia os jovens na profissão
Yuri Martins Peçanha, de 15 anos, é um dos 47 alunos da Oficina de Gráfica, que faz parte do Programa Centro da Juventude, da Fundação Municipal da Infância e Juventude. Ele faz questão de relatar tudo que aprendeu a confeccionar durante as aulas.
- Eu já consegui fazer cartão de visita, convite de casamento, certificado e folderes. Aprendi também a trabalhar com programas de computador, como photoshop, que antes eu só tinha uma noção básica - relata o menino.
A Oficina de Gráfica existe desde 1992 e atende jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, da rede pública. Dividida em três setores, os serviços da gráfica da fundação são utilizados por diversas secretarias da prefeitura, tudo com o apoio dos alunos. O primeiro setor, denominado de criação, é onde as idéias não colocadas em prática e se iniciam os trabalhos da arte. A segunda etapa é desenvolvida na impressão, em que a arte é passada para o papel e a gravação do material é feita. No terceiro setor, conhecido como acabamento, são feitos os acertos finais, a conclusão da obra.
- As etapas da gráfica são independentes e os alunos tem a opção de escolher em qual delas prefere ser incluído. A oficina disponibiliza um sistema de maquinários que evolui juntamente com os avanços tecnológicos. Os alunos aprendem, durante os quatro meses de curso, inúmeras técnicas que podem ser utilizadas para a produção de cartazes, panfletos e materiais usados pela fundação e outros setores ou secretarias do município - explicou o professor Israel Monteiro dos Santos.
O presidente da Fundação de Infância e Juventude, Mário Lopes, explica que a fundação pretende transformar as oficinas, que atualmente são semi-profissionalizantes, em oficinas profissionalizantes, encaminhando os jovens com qualidade para o mercado de trabalho.
- A nossa meta é modernizar o parque de oficinas e implantar um Centro de Qualificação Profissional. Estamos firmando parceria com a Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e com o Instituto Federal Fluminense (IFF), pois são parceiros que podem criar cursos e certificar. Os alunos que fazem as oficinas acabam descobrindo a sua vocação. Temos a história de grandes profissionais na construção civil, por exemplo, que passaram pela fundação - destacou Mário.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2026 14:20:35 PETI apesenta ações de combate ao trabalho infantil em audiência na Câmara
- 06/05/2026 13:35:45 Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
- 06/05/2026 10:24:29 Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
- 06/05/2026 09:37:40 Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
- 06/05/2026 09:28:43 Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
PETI apesenta ações de combate ao trabalho infantil em audiência na Câmara
0605 13h35Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
0605 10h24Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
0605 09h37Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
0605 09h28Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
5Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
6À véspera do concurso, candidato aposta em vaga na Educação de Campos




















