Notícia no detalhe
Estoque do Hemocentro ainda é muito baixo
Desde o período das férias, o estoque de sangue do Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado, está com um déficit que chega a 80%. A situação é considerada crítica e o número de doações diárias continua muito abaixo das 70 preconizadas pelo Hemocentro.
A assistente social do Hemocentro, Rosangela Frauches, relata que, desde o verão, o estoque permanece muito baixo. “Desde o início do ano, registramos uma média próxima a 30 doações por dia, mas estamos longe de equilibrar o estoque, já que para tal dependemos de 70 doadores diariamente”, comentou.
Além da redução no número de doadores, o Hemocentro está sendo cada vez mais exigido pelos hospitais de Campos, conforme explica a assistente social, Cristiane de Barros, que integra o setor de captação de doadores do Hemocentro Regional. “A medicina evoluiu e o número de cirurgias realizadas na cidade vem aumentando bastante, inclusive as de alta complexidade. Como somos cortados pela BR, atendemos a muitas vítimas de acidentes que, de acordo com a gravidade, podem precisar de um grande número de bolsas no período de internação. Para atender a essa crescente evolução na demanda, dependemos de mais doações”, disse.
Diariamente, a equipe do Hemocentro vem ligando para os doadores. “É um serviço de formiguinha. Ligamos para todos os aptos a doar do nosso cadastro. Verificamos o tempo entre uma doação e outra que é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Também contamos com a Unidade Móvel que percorre vários pontos da região”, disse Cristiane.
Nas próximas semanas, a Unidade Móvel estará nos dias 02 e 06 de junho na Praça São Salvador e, no dia 07, na sede da prefeitura. O horário de atendimento da unidade móvel é sempre das 8h às 17h. Para doar, é preciso levar um documento original com foto, pesar mais de 50 kg, ter idade entre 18 e 65 anos. Não é necessário estar em jejum, mas é importante não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Antes da doação, o voluntário passa por entrevista, para verificar se está apto a doar.
Referência regional em hemoterapia, o Hemocentro atende toda demanda das redes pública e privada de Campos dos Goytacazes e mais 16 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro